De quem são os meninos de rua?
(Marina Colasanti)
[…] É assim que a gente divide. Menino De Família é aquele bem-vestido com tênis da moda e camiseta de marca, que usa relógio e a mãe dá outro se o dele for roubado por um Menino De Rua. Menino De Rua é aquele que quando a gente passa perto segura a bolsa com força porque pensa que ele é pivete, trombadinha, ladrão.
Ouvindo essas expressões tem-se a impressão de que as coisas se passam muito naturalmente, uns nascendo De Família, outros nascendo De Rua. Como se a rua, e não uma família, não um pai e uma mãe, ou mesmo apenas uma mãe os tivesse gerado, sendo eles filhos diretos dos paralelepípedos e das calçadas, diferentes, portanto, das outras crianças, e excluídos das preocupações que temos com elas. É por isso, talvez, que, se vemos uma criança bem-vestida chorando sozinha num shopping center ou num supermercado, logo nos acercamos protetores, perguntando se está perdida, ou precisando de alguma coisa. Mas se vemos uma criança maltrapilha chorando num sinal com uma caixa de chicletes na mão, engrenamos a primeira no carro e nos afastamos pensando vagamente no seu abandono.
Na verdade, não existem meninos De Rua. Existem meninos NA rua. E toda vez que um menino está NA rua é porque alguém o botou lá. Os meninos não vão sozinhos aos lugares. Assim como são postos no mundo, durante muitos anos também são postos onde quer que estejam. Resta ver quem os põe na rua. E por quê.
Neste fragmento de um conhecido texto de Marina Colasanti, somos convidados a refletir acerca da situação dos meninos “de rua”. Considerando sua visão de mundo, a leitura do trecho motivador e a atenção aos direitos humanos, escreva um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema:
“A precariedade e o abandono de crianças e adolescentes e seus reflexos na sociedade brasileira”.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Atente para o seguinte texto:
Na primeira metade do século passado, o educador baiano Anísio Teixeira formulava princípios que considerava essenciais para um ensino de qualidade em nosso país. Entre eles estava o compromisso de se desenvolver sobretudo a capacidade do pensamento crítico do educando, para além da aquisição de informações.
Redija um texto dissertativo-argumentativo no qual você exponha com clareza sua posição crítica acerca da convicção de Anísio Teixeira, ao tempo da internet e das múltiplas conexões digitais.
Texto I
A ameaça do novo coronavírus impôs o distanciamento social e provocou mudanças que atingiram também o sistema prisional. No entanto, não impediu a continuidade de boas iniciativas voltadas para a recuperação e ressocialização dos detentos. O Curso do projeto “Maxi Crochê – Tecendo a diversidade” foi concluído neste mês. Entre os participantes estão condenadas por crimes como homicídio, latrocínio, tráfico, roubo e furto, que hoje se encontram em processo de recuperação e de qualificação, em busca de uma nova vida quando retornarem à liberdade.
“O aprendizado permitiu às participantes descobrir que têm capacidade de construir algo belo, muito diferente do crime, da prostituição e das…
A partir da leitura dos textos motivadores e com base em seus conhecimentos, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal na língua portuguesa oficial do Brasil, com base no tema “A relevância dos museus para a nossa contínua construção social”.
Texto 1 – Aprovada nova definição de museu
(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto original está disponível em https://www.gov.br/
museudoindio/ptbr/assuntosnoticias/2022/2022-noticias-durante-o-periodo-de-defeso-eleitoral/aprovada-
nova-definicao-demuseu#:~text=Um%20museu%20%C3%A9%20uma%20institui%C3%A7%C3%A3o,a%
20diversidade%20e%20a%20sustentabilidade).
“Um museu é uma instituição permanente, se…



