Texto I
“Insumos escolares são entendidos como infraestrutura de todo tipo: número médio de alunos por turma, número de horas/aula, docentes com formação superior, construção e melhoria das dependências da escola, existência de biblioteca ou sala de leitura e outros aspectos positivos. Infraestrutura é, nesse caso, tudo aquilo que o dinheiro pode comprar.”
(SATYRO, Natália; SOARES, Sergei. A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares
de 1997 a 2005. Brasília: IPEA, 2007, p.9)
Texto II
Escolas sem livros, sem quadras, sem aulas (fragmento)
Por Giovanna Romano, Diego Freire
Tomem-se apenas as instituições de ensino fundamental comandadas pelos municípios, que em geral apresentam as maiores deficiências. Somente 28,6% delas possuem quadras de esportes, e o número de parquinhos chega a escassos 14,3%. Pouco mais da metade (52,6%) têm internet.
Os colégios voltados ao ensino médio apresentam índices melhores, mas ainda assim desoladores para alunos que deveriam estar se preparando para o Enem e o vestibular. Laboratórios de ciências são realidade em 28,2% das escolas municipais e em 39,2% das estaduais. Como os estudantes podem competir em condições razoáveis nos processos seletivos de boas universidades? “O ambiente, por si só, pode ser educador”, ressalva Neide de quino Noffs, da Faculdade de Educação da PUC-SP. (…)

Disponível em: https://veja.abril.com.br/educacao/sem-livro-sem-biblioteca-sem-estrutura/. Acesso em 20/08/2021)
A escola desempenha um papel fundamental na formação dos indivíduos. Considerando o conceito proposto pelo texto I, as ideias apresentadas no texto II e sua visão de mundo, escreva, em registro formal da Língua, um texto dissertativo-argumentativo, que contenha entre 20 e 30 linhas a respeito do seguinte tema:
“A influência dos insumos escolares na construção do processo de ensino-aprendizagem nas escolas brasileiras”
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nova-definicao-demuseu#:~text=Um%20museu%20%C3%A9%20uma%20institui%C3%A7%C3%A3o,a%
20diversidade%20e%20a%20sustentabilidade).
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