A função primordial dos arquivos permanentes ou históricos é recolher e tratar documentos públicos, após o cumprimento das razões pelas quais foram gerados. Tais arquivos são os responsáveis pela passagem desses documentos da condição de “arsenal da administração” para a de “celeiro da história”, na conhecida acepção do consagrado arquivista francês Charles Braibant. E a chamada teoria das três idades nada mais é que a sistematização dessa passagem.
Heloísa Liberalli Bellotto. Arquivos permanentes: tratamento documental. FGV editora, 2004, p. 23 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto acerca do ciclo vital dos documentos, abordando, necessariamente, cada uma das idades desse ciclo [valor: 7,50 pontos] e a mudança de fase dos documentos [valor: 2,00 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
As funções arquivísticas desempenham um papel fundamental na gestão de documentos e na preservação da memória institucional. Sem o desenvolvimento das funções de classificação, avaliação e descrição de documentos, não há arquivologia. Levando isso em consideração, redija um texto dissertativo sobre essas três funções arquivísticas, atendendo ao que se pede a seguir.
1 Defina as funções classificação [valor: 8,00 pontos], avaliação [valor: 8,00 pontos] e descrição [valor: 8,00 pontos].
2 Discorra sobre a relação entre essas três funções [valor: 4,50 pontos].
Redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Ciclo vital dos documentos
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) teoria das três idades documentais e seus respectivos tipos de arquivos; [valor: 9,50 pontos] e
b) movimentação dos documentos entre os tipos de arquivos. [valor: 9,50 pontos]



