Elabore um texto dissertativo com extensão de, no máximo, 30 linhas, de acordo com a seguinte proposta:
Determinado Município do Estado do Rio Grande do Sul edita lei que estabelece o horário de funcionamento do comércio local e das instituições bancárias existentes na cidade. Considerando a Constituição Federal, a doutrina e o entendimento jurisprudencial do STF acerca da repartição de competências, elabore um texto dissertativo-argumentativo que responda aos seguintes quesitos:
a) Concepção do federalismo brasileiro e critério principal da distribuição de competências na Constituição Federal de 1988.
b) Discorrer sobre modelo horizontal de repartição de competências e apresentar dois exemplos.
c) Discorrer sobre o modelo vertical de repartição de competências e apresentar dois exemplos.
d) Segundo o entendimento do STF, a lei é constitucional ou inconstitucional no todo ou em parte? Apresentar fundamentação.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Tendo em consideração a decisão do Supremo Tribunal Federal, proferida em 17/05/2022, referendando a tutela antecipada concedida na Ação Cível Originária (ACO) 3508, cuja ementa vem reproduzida abaixo, discorra sobre os seguintes pontos:
1 – Definição do fenômeno jurídico denominado ativismo judicial, sua origem e fundamentos.
2 – Definição do fenômeno jurídico denominado judicialização da política, sua (origem e fundamentos.
3 – Conexão teórico-dogmática entre os dois fenômenos.
4 – Definição se a decisão na AO 3.508/DF tratou-se de judicialização da política ou de ativismo judicial.
STF:17/05/2021 PLENÁRIO; REFERENDO EM TUTELA ANTECIPADA NA AÇÃO CÍVEL ORIGINÁRIA 3.5…
O Estado do Rio Grande do Sul, por meio de lei aprovada pela Assembleia Legislativa, inicia a criação de procuradorias jurídicas específicas para suas autarquias e fundações. Tais procuradorias autárquicas e fundacionais poderiam ter seus quadros preenchidos por livre indicação do Governador ou dos diretores e presidentes das respectivas autarquias e fundações. Considerando as disposições constitucionais e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, analise a constitucionalidade desta legislação.
Discorra sobre as garantias tributárias da legalidade, da irretroatividade e das anterioridades de exercício e nonagesimais, apontando seus fundamentos constitucionais e se estão ou não reguladas no Código Tributário Nacional e em quais artigos. As anterioridades tributárias aplicam-se à revogação de isenções. Fundamente a resposta com suporte no CTN e nos precedentes mais recentes do STF.



