A China, imersa em uma guerra comercial com os Estados Unidos da América (EUA), quer forjar uma aliança com a União Europeia (UE) contra as políticas protecionistas de Donald Trump. Consciente de que o presidente norte-americano ataca até mesmo países aliados, Pequim faz esforços para armar uma frente comum com o outro grande bloco comercial do planeta, enquanto Trump acusa a China de manipulação cambial. A UE, entretanto, não quer se ver envolvida em nenhuma iniciativa formal com a China, país com o qual divide a defesa do multilateralismo.
Nos últimos meses, a China tentou se apresentar como vítima do conflito comercial com os EUA. “Isso é uma luta entre o unilateralismo e o multilateralismo, o protecionismo e o livre comércio, o poder e as regras”, afirmou o porta-voz do Ministério dos Assuntos Exteriores, Hua Chunying, um dia depois de Washington redobrar o desafio com o anúncio de outra rodada de taxas alfandegárias avaliada em 200 bilhões de dólares.
Xavier Fontdeglória. China procura aliança com a UE para combater o protecionismo de Trump. Internet: <https://brasil.elpais.com> (com adaptações)
Considerando que o texto precedente tem caráter motivador, redija um texto dissertativo a respeito das medidas protecionistas do governo Trump no campo da economia [valor: 10,00 pontos]. Em seu texto, aborde os efeitos dessas medidas sobre a balança comercial norte-americana [valor: 10,00 pontos] e sobre as relações comerciais dos EUA com a China [valor: 18,00 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O crescimento do acesso de crianças e adolescentes a ambientes digitais trouxe novos desafios à proteção integral prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei nº 8.069/1990). Questões como a exposição precoce a conteúdos impróprios, a coleta abusiva de dados pessoais e a chamada adultização de crianças em redes sociais tensionam o princípio da prioridade absoluta e exigem respostas normativas e tecnológicas. Nesse contexto, ganha relevância o conceito de “segurança por design”, que implica a incorporação, desde a concepção de plataformas digitais, de mecanismos de proteção adequados à faixa etária e ao desenvolvimento infantil.
Com base nesse cenário, redija um texto dissertat…
De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pessoas com educação superior ganham, em média, 56% a mais que aquelas com somente ensino médio, o que melhora o poder de compra das famílias, aumenta a arrecadação tributária e inicia um ciclo de crescimento econômico. Com efeito, a educação superior constitui um motor para a prosperidade de uma nação, sendo, portanto, um investimento estratégico para o futuro econômico de qualquer país. Samuel Barros. O ensino superior e o desenvolvimento de uma sociedade justa.
In: Poder 360, out./2024 (com adaptações).
Recentemente, um estudo feito pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) constatou que as empresa…
As tecnologias de inteligência artificial (IA) são desenvolvidas e aplicadas em diferentes campos científicos, como biologia, física, matemática e ciências sociais, tendo o potencial de elevar a qualidade da pesquisa científica. Contudo, embora se reconheçam aspectos positivos no uso de IA na pesquisa científica, são também identificadas preocupações, que incluem principalmente a opacidade das ferramentas de IA, consideradas por muitos “caixas-pretas”, que não permitem entender as razões subjacentes aos resultados gerados por IA.
Virgílio Almeida e Elen Nas. Desafios da IA responsável na pesquisa científica.
In: Revista USP, São Paulo, n.º 141, 2024 (com adaptações).
A introdução da IA no me…



