Ao assumir o cargo de product owner de uma organização, um servidor verificou, junto ao gestor da área de TI, as necessidades de desenvolvimento de novos sistemas e de manutenção — corretiva ou evolutiva — de sistemas já em produção. Concluindo que a área XYZ necessitava de um sistema novo para substituir as atividades manuais, o referido servidor nomeou outro servidor como scrum master para atender as demandas desse sistema. Nesse contexto, foram realizadas as atividades numeradas a seguir.
I Ao receber a demanda, que deveria ser concluída em 30 dias, o scrum master, sem contato com outras pessoas, elaborou um kanban com todas as tarefas a serem desempenhadas pela equipe, de modo que ele pudesse gerir o product backlog e publicar o product goal.
II O scrum master enviou o kanban para o product owner, para que este criasse um plano imutável para alcançar o sprint goal.
III Após a elaboração do kanban com os cartões para cada requisito, o product owner solicitou que apenas o scrum master realizasse a priorização dos cartões, de modo a elencar os requisitos mais importantes a serem desenvolvidos, e que criasse o sprint backlog, responsabilizando-se pela ordenação de seus itens.
IV Ao se iniciar efetivamente o desenvolvimento do sistema para a área XYZ, houve a incidência de vários impedimentos ao progresso do scrum team, os quais foram levados ao conhecimento do gerente de TI, quem, por sua vez, afirmou que a remoção dos obstáculos era função dos developers.
V No sprint planning, por meio de discussão com o product owner, os developers selecionaram os itens do product backlog a serem incluídos na sprint atual.
VI Ao longo do desenvolvimento, o scrum team percebeu que a primeira sprint do projeto não iria ser concluída em um mês, tal como combinado; então ficou decidido em reunião diária, no 20.º dia da sprint, que a sprint seria estendida por 20 dias ou mais, sem prazo fixo, sendo possível também modificá-la, incluindo-se mais tarefas, de modo a ser entregue o melhor para o cliente.
VII Durante uma reunião, o product owner esclareceu que, no momento em que um item do product backlog satisfaz à definition of done, nasce um increment. Ficou acertado que poderiam ser criados múltiplos increments dentro de uma sprint, inclusive com a possibilidade de um increment poder ser entregue aos stakeholders antes do fim da sprint.
Após observar essas atividades, o gestor da área de TI encontrou problemas em cinco delas.
Considerando a situação hipotética precedente, redija um texto analisando cada uma das atividades numeradas de I a VII. Em seu texto, ainda, identifique, à luz do Scrum 2020, as atividades que apresentam problema, explicitando qual é o problema e qual deve ser a respectiva solução.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Visando apoiar o processo de investigação e mapeamento de estruturas criminosas complexas, foi construído o seguinte modelo computacional da cadeia de comando de uma organização criminosa, em que cada indivíduo pode exercer o papel de chefe de uma célula e, ao mesmo tempo, ser subordinado a outro nível superior.
#define MAX_NOME 100
typedef struct Membro {
char nome[MAX_NOME];
struct Membro *pai;
struct Membro **subordinados;
int n_subordinados;
int capacidade;
} Membro; // Estrutura do membro da organização
Para realizar a pesquisa por um membro dessa organização, foi implementada a função Membro *buscarMembro(Membro *raiz, const char *nome) detalhada a seguir:
Membro *buscarMembro(M…
A pirâmide de testes e a qualidade de software
Com a crescente complexidade de softwares, junto à maior exigência de precisão, a qualidade dos sistemas tem se tornado tópico de relevante interesse no âmbito do desenvolvimento de sistemas de TI. A necessidade de processos digitais mais rápidos e que ofereçam a melhor experiência possível para os usuários exige a garantia de que o software seja entregue da maneira esperada. O alcance desse objetivo pode ser apoiado pela adoção da pirâmide de testes, um esquema visual que hierarquiza o entendimento dos tipos, dos níveis, das quantidades e da complexidade dos testes de software, apoiando o planejamento e a garantia da qualidade do projeto. Os te…
O Open Group, criado em 1996 a partir da fusão entre o consórcio X/Open e a Open Software Foundation, reúne empresas e instituições da indústria de tecnologia da informação comprometidas com o desenvolvimento e a promoção de padrões abertos para infraestrutura e interoperabilidade computacional. Entre suas diversas contribuições, destaca-se o SOA Source Book, um conjunto de definições, análises, recomendações e modelos de referência voltados ao apoio de organizações e profissionais que buscam compreender, implementar e gerir soluções baseadas na Arquitetura Orientada a Serviços (SOA).
A arquitetura orientada a serviços consolidou-se como um dos principais paradigmas de integração tecnológica…



