Leia o texto.
A universidade sempre enfrenta, à sua maneira, os governos estabelecidos, se não de forma direta, institucional, mas através das tomadas de posição políticas de parte de seus docentes e pesquisadores. É claro que a universidade acaba sendo de alguma maneira lenta em suas reações, ela tem problemas de organização muito grande, é pesada, há distintas concepções que se chocam constantemente. É por isso que eu gosto muito de algumas falas ou concepções que não são necessariamente oriundas de engajamentos políticos profundos, mas são consequentes e procuram ou tentam colocar a universidade no centro do debate social. Eu cito o antropólogo Marcel Mauss (1872-1950), sobrinho e discípulo de Émile Durkheim. Mauss tem uma frase genial, que se aplica como uma luva ao nosso debate: “Em matéria de ciências, nenhuma lentidão é suficiente; em matéria do prático, não se pode esperar”.
CATANI, A. M. O papel da Universidade Pública hoje: concepção e função. Palestra proferida em setembro de 2008, na
21ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da USP, São Paulo.
Em sua palestra, o autor destaca a frase de Mauss: “Em matéria de ciências, nenhuma lentidão é suficiente; em matéria do prático, não se pode esperar.” Qual é a relação entre o significado desta frase e os desafios da Universidade Pública hoje?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere o caso apresentado a seguir para responder:
Uma profissional, recém-graduada em História e professora de uma escola da rede privada de educação em uma cidade do interior de Goiás, interessou-se pelo trabalho com classes hospitalares. Embora tenha feito algumas leituras sobre o assunto, procurou um pedagogo para esclarecer dúvidas e aprofundar o seu conhecimento acerca de aspectos relacionados à inclusão no âmbito de atendimento educacional hospitalar e domiciliar.
Tendo em vista a dificuldade de locomoção, em que condições torna-se possível a atuação pedagógica da professora, pelo NAEH, em sua cidade?



