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Q132200 | Administração de Recursos Materiais
Banca: CS/UFGVer cursos
Ano: 2018
Órgao: UFG - Universidade Federal de Goiás
Cargo: Técnico - UFG

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Uma empresa denominada LOJA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO, que é gerenciada pelo sr. Albuquerque de Alcântara, atua no ramo de papelaria e de materiais para escritório e está localizada em uma cidade de grande porte no noroeste do estado de Minas Gerais. Essa empresa atua nesse ramo desde 2001 e necessita fazer o inventário de seu estoque, mas não sabe exatamente com quantos funcionários precisa contar para esse trabalho. A LOJA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO tem em seu estoque cerca de 15.000 itens diferentes, quase tudo o que se possa imaginar numa papelaria (caixas de clips, papéis, grampos, cadernos, canetas, agendas, lapiseiras etc.). Seus funcionários trabalham numa jornada de 40 horas semanais, de segunda a sexta. No inventário do ano anterior, foi verificado que havia, em média, 20 unidades de cada item. Acreditando que seja possível que uma pessoa possa contar, em média, 80 itens por minuto, quantas pessoas o sr. Albuquerque de Alcântara necessitará para contar todos os itens trabalhando num balanço programado para acontecer no sábado e no domingo, das 8h até as 18h, com duas horas de intervalo?


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaAdministração de Recursos Materiais
BancaCS/UFG

Uma empresa denominada LOJA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO, que é gerenciada pelo sr. Albuquerque de Alcântara, atua no ramo de papelaria e de materiais para escritório e está localizada em uma cidade de grande porte no noroeste do estado de Minas Gerais. Essa empresa atua nesse ramo desde 2001 e necessita fazer o inventário de seu estoque, mas não sabe exatamente com quantos funcionários precisa contar para esse trabalho. A LOJA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO tem em seu estoque cerca de 15.000 itens diferentes, quase tudo o que se possa imaginar numa papelaria (caixas de clips, papéis, grampos, cadernos, canetas, agendas, lapiseiras etc.). Seus funcionários trabalham numa jornada de 40 horas semana…

Leia a figura a seguir
FORMULÁRIO
Nome da Unidade Requerente
1. Local onde será utilizado o material
2. Finalidade do material
3. Benefícios gerados com a aquisição do material
4. Justificativa das quantidades do material solicitado
5. Justificativa da aquisição do bem neste momento(oportunidade)
6. Importância da aquisição do material para o desenvolvimento das atividades do setor
Fonte: Adaptado de formulário utilizado pela gestão da UFG. Disponível em: <www.ufg.br>. Acesso: em 5 abr. 2017
Após conhecer os seis pontos acima, responda:
a)   Qual título você daria a esse formulário?
b)   Simule o preenchimento de cada um dos seis itens do formulário.

Leia o caso a seguir.

Podemos definir risco como um evento incerto que pode afetar o resultado de uma atividade humana. Essa afetação pode ser positiva ou negativa. Portanto, podemos dizer que riscos são oportunidades ou ameaças que podem ocorrer durante a execução das nossas atividades. Por exemplo, ao irmos ao supermercado fazer compras com objetivo de prover nosso lar com alimentação, por exemplo, corremos sempre o risco de comprar a mais ou a menos do que realmente precisamos. Podemos, também, comprar algo cuja qualidade não atende nossa expectativa ou mesmo pagar bem mais caro do que o valor de mercado de um produto. Por outro lado, podemos ter a sorte de encontrarmos um produto que rea…

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