Texto I
Economia Colaborativa: uma realidade
O uso de espaços como coworking*, ou mesmo, o de aplicativos como Airbnb são exemplos dessa nova tendência, uma vez que a escassez de recursos do planeta já se manifesta e a criatividade e a solidariedade se tornam ativos fundamentais.
Você já teve contato com o termo “ economia colaborativa? Pois saiba que essa tendência é uma realidade no Brasil. Bons exemplos dessa prática estão aí acessíveis a todos, entre eles, o aplicativo AirBnB, ou mesmo, em espaços como coworking*.
O consumo sustentável é o ponto de partida desse conceito. Afinal, estamos em 2020, os recursos naturais estão mais escassos e a economia não sustenta a tal “demanda versus oferta” proposta. O desemprego ainda é alto, cada vez mais pessoas estão atingindo a linha da pobreza… Então, vem a pergunta: como lidar com esse cenário?
A economia colaborativa, portanto, parte da premissa parte do fato de não precisarmos adquirir determinados recursos para fazer uso deles. Podemos usar os recursos por um período que nos for útil, sem precisar gerar acúmulos desnecessários, ou então, sem precisar alocar nosso dinheiro em um bem que não precisaremos fazer uso constante.
Disponível em: https://economia.ig.com.br/colunas/networking-e-negocios/2020-01-29/economia-colaborativa-uma-realidade-no-brasil.html – adaptado
*coworking – termo inglês que significa “modelo de trabalho em que empresas e pessoas dividem o mesmo espaço e/ou escritório, compartilhando recursos e despesas”.
Texto II
Na economia colaborativa, você pode alugar uma bike para passear, conseguir um vestido de uma grife chiquérrima para ir a um casamento, emprestar uma batedeira para fazer o bolo do seu aniversário e até arranjar alguém que fique com o seu cachorro enquanto você viaja. Nessa nova proposta, o acesso é mais importante que a posse e todo mundo pode ser fornecedor e consumidor ao mesmo tempo, garantindo uma autonomia financeira maior.

Disponível em: www.facebook.com/devarioficial/photo/pb…..
Texto III

Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores, produza um texto dissertativo-argumentativo, sobre o tema:
A importância da economia colaborativa para o desenvolvimento socieconômico do Brasil
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Com a pandemia do novo coronavírus, empregadores de todos os setores produtivos se viram obrigados a adotar às pressas o teletrabalho. O que pareceu apenas uma questão logística, no entanto, teve grandes impactos no setor público, revelando tanto obstáculos quanto ganhos de eficiência nos serviços prestados aos cidadãos. Diante esse cenário, elabore um texto dissertativo-argumentativo respondendo às seguintes perguntas: quais os impactos da pandemia da Covid-19 nas instituições públicas? Quais os desafios para implementação do home office no setor público?
O estacionamento de veículos é um grave problema das grandes cidades. Em muitas delas o número de vagas é altamente insuficiente, o que tem causado um aumento exagerado do preço dos estacionamentos. Por outro lado, iniciativas privadas de estacionamento pago têm causado outro tipo de problema, como a falta de segurança e a ausência de responsabilidade por danos ou roubo. Sem falar na coação de que são vítimas os motoristas que saem à noite para locais badalados.
O que se pode fazer, levando-se em conta todas as variáveis que envolvem o papel do automóvel no nosso universo social?
O governo brasileiro criou um programa de auxílio social denominado Bolsa Família. O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.
Você considera essa uma boa inciativa governamental? Quais os aspectos negativos que você vê no Programa? Que sugestões ou soluções você apresenta?



