Após autorização legislativa e regular licitação, uma empresa firma contrato com a municipalidade, visando a construção de terminal rodoviário de passageiros, sua gestão e exploração pela empresa, pelo prazo de 15 anos, o contrato prevê o pagamento da outorga de R$ 10 milhões ao ente municipal e a realização de obras estimadas em R$ 10 milhões, a serem concluídas no prazo de 1 ano. Passado o período de um ano desde a contratação e concluído o terminal, construído conforme o projeto licitado, o Prefeito edita decreto revocatório do contrato, alegando genericamente, motivos de interesse público e determinando a retomada imediata do terminal. A empresa, sentindo-se prejudicada pela decisão do Prefeito, ajuíza ação com o intuito de manter a gestão do terminal, alegando ser titular de “direito absoluto e irretratável” ao uso e exploração do terminal durante o prazo ajustado.
Analise juridicamente a situação acima relatada, esclarecendo a natureza do ajuste firmado e avaliando a atuação de ambas as partes no litígio.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em uma autarquia federal responsável pela gestão de parques ecológicos, foi celebrado, por dispensa de licitação, um contrato para a prestação de serviços de manutenção das trilhas e estruturas dos parques. Durante a fase de execução do contrato, verificou-se que houve um equívoco na especificação de um dos serviços, que deveria abranger a manutenção de uma ponte de madeira, mas foi erroneamente descrito como manutenção de uma ponte metálica.
Considerando a temática dos contratos administrativos, sua extinção ou manutenção, à luz da Lei nº 14.133 de 1º de abril de 2021, redija um texto dissertativo abordando o seguinte:
1) qual a distinção entre dispensa e inexigibilidade de licitação? Cite,…
João, professor de nível superior da Universidade Federal da Bahia e de nível médio do Governo da Bahia, foi aprovado no concurso de técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. No ato da posse, João declarou que já possuía dois cargos públicos de professor, mas que, de acordo com a Constituição Federal de 1988, poderia acumular com o cargo técnico para o qual foi aprovado.
Considerando a situação hipotética apresentada e as disposições constitucionais acerca do tema, redija um texto dissertativo que aborde, necessariamente:
• O direito de João à acumulação pleiteada;
• Os requisitos para acumulação de cargos públicos;
• Caso tenha direito à acumulação, o soma…
Imagine a seguinte situação hipotética:
Um motorista de uma empresa delegada a prestar de serviços públicos de transporte de passageiros urbanos atropelou um idoso que estava atravessando a rua na faixa de pedestres.
O motorista do ônibus prestou socorro, mas o idoso sofreu danos permanentes de locomoção.
A partir da situação acima, responda de maneira fundamentada aos questionamentos a seguir:
1. Qual tipo de responsabilidade civil a empresa prestadora de serviços públicos de transporte possui no caso em questão?
2. Como fica a situação da empresa por ter atropelado um terceiro que não estava usufruindo do serviço público?
3. Há direito de regresso da Administração Pública?



