A Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan), prestadora de serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto do Estado do Rio Grande do Sul, ajuizou ação contra a União, visando a obtenção do reconhecimento da imunidade tributária sobre os serviços públicos por ela prestados. Suponha que, a Corsan é uma sociedade de economia mista de capital aberto negociado em bolsa de valores.
Considerando essa situação hipotética, redija um texto, respondendo, de modo fundamentado, aos seguintes questionamentos.
- Segundo a Constituição Federal de 1988, o que consiste imunidade tributária recíproca?
- Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), é possível a extensão da imunidade tributária recíproca à referida sociedade de economia mista?
- Aponte os três parâmetros utilizados pelo STF ao pacificar seu entendimento acerca da possibilidade de extensão da imunidade tributária às sociedades de economia mista.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Disserte sobre a norma consagrada pelo art. 116, § único, do CTN, abordando as seguintes questões:
1 – enquadramento doutrinário;
2 – hipóteses de aplicação;
3 – procedimentos a serem seguidos pelas autoridades administrativas;
4 – alternativas jurídico, no nosso ordenamento vigente, para o combate ao planejamento tributário agressivo.
Discorra sobre a exceção de pré-executividade e os embargos do devedor, que são os instrumentos típicos de defesa do executado na execução fiscal. Explique o que são, quando cabem, quais os seus objetos, se admitem ou não dilação probatória. Há Súmula do STJ sobre a exceção de pré-executividade? Qual o prazo para os embargos à Execução? A exceção ou os embargos têm efeito automático suspensivo da execução? Quais os requisitos para a suspensão? Como se resolve o aparente conflito de normas entre a Lei de Execuções Fiscais e o Código de Processo Civil?
A “Empresa B”, com estabelecimento situado no municipio X, realizou, ao longo de todos os meses dos anos de 2019, 2020 e 2021, operações de licenciamento de uso de “software-as-a-Service (Saas)”, mediante acesso do usuário do software online, e de “help desk”, em prol de consumidores em geral.
Quanto à totalidade das operações de licenciamento de uso de “software-as-a-Service (Saas)” e de “help desk” ocorridas ao longo do ano de 2019, a “Empresa B” não recolheu ISSQN nem ICMS sobre as referidas operações.
Já em relação à totalidade das operações de licenciamento de uso de “Software-as-a-Service (SaaS)” ocorri…



