A Constituição da República Federativa do Brasil, ao regular a organização político-administrativa dos Municípios, estabelece que o subsídio dos Vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais, em cada legislatura, para ter vigor na legislatura subsequente. Nesse sentido, o Supremo Tribunal Federal possui jurisprudência na qual assenta que, se os Vereadores fixarem sua remuneração para viger na própria legislatura, praticam ato inconstitucional lesivo não só aos cofres públicos, mas, também, à moralidade administrativa, a qual constitui patrimônio moral da sociedade.
Com base na questão apresentada:
a) explique o significado jurídico do princípio da moralidade administrativa;
b) identifique, com base na Constituição da República, o remédio constitucional adequado para que um cidadão, residente em Município cujo Poder Legislativo aumentou subsídio de seus Vereadores, aplicando-o na mesma legislatura, pleiteie, perante o Poder Judiciário, a devolução ao erário público dos valores recebidos indevidamente por estes parlamentares.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Lei nº X, editada em 2022, passou a conferir ao trabalhador urbano o direito ao recebimento de seguro contra acidente de trabalho em percentuais maiores que os previstos para os trabalhadores rurais.
Diante do exposto, responda aos seguintes questionamentos fundamentando-os a partir do entendimento do Supremo Tribunal Federal:
a) Qual o tratamento dado pela Constituição Federal de 1988 aos trabalhadores urbanos e rurais?
b) Há compatibilidade entre a referida lei e o texto constitucional?
c) Se não houver compatibilidade, qual a medida cabível?
Disserte sobre o direito a alimentação, tratando, com fundamentos teóricos e normativos (com indicação dos dispositivos de regência), no mínimo, dos seguintes temas:
a. Dimensões do direito a alimentação saudável e elementos essenciais do conceito de segurança alimentar e nutricional.
b. O direito à alimentação e o histórico de sua evolução normativa no âmbito da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente.
c. O reconhecimento do direito a alimentação na normativa internacional de direitos humanos do Sistema Interamericano e na jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
João, professor de nível superior da Universidade Federal da Bahia e de nível médio do Governo da Bahia, foi aprovado no concurso de técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. No ato da posse, João declarou que já possuía dois cargos públicos de professor, mas que, de acordo com a Constituição Federal de 1988, poderia acumular com o cargo técnico para o qual foi aprovado.
Considerando a situação hipotética apresentada e as disposições constitucionais acerca do tema, redija um texto dissertativo que aborde, necessariamente:
• O direito de João à acumulação pleiteada;
• Os requisitos para acumulação de cargos públicos;
• Caso tenha direito à acumulação, o soma…



