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Q125961 | Legislação das Casas Legislativas
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2021
Órgao: ALEAP - Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Cargo: Técnico Legislativo

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Considere que na tramitação legislativa de projeto de lei ordinária apresentado pelo Chefe do Executivo, tendo por objeto a alteração de regime jurídico dos servidores públicos da Administração direta e autárquica do Estado do Amapá, tenham sido apresentadas emendas para: i) supressão de artigo que previa a extinção de cargos vagos, ao fundamento de descabimento da espécie de proposição legislativa apresentada e afronta à separação de poderes; ii) inclusão de artigo prevendo concessão de abono salarial a professores e policiais civis; iii) modificação dos artigos que disciplinam critérios de promoção, com ampliação do tempo em cada nível, objetivando redução do impacto orçamentário e financeiro da movimentação de pessoal.

Todas as emendas restaram aprovadas. Encaminhado o projeto aprovado à sanção do Governador, o mesmo vetou as disposições incorporadas, apresentando, como razões do veto, alegação de extrapolação ao poder de emendar por invasão de matéria de iniciativa exclusiva do Chefe do Executivo e inconstitucionalidade em decorrência de afronta ao princípio da separação dos poderes.

À luz da situação posta e considerando as disposições da Constituição Federal, da Constituição do Estado do Amapá, do Regimento Interno da Assembleia do Amapá, bem como a doutrina e jurisprudência dos Tribunais Superiores,

a. Discorra sobre os limites do poder de emendar, e esclareça, fundamentadamente, se as razões de veto são procedentes, total ou parcialmente, ou se a situação concreta traduz o regular exercício do poder de emendar conferido ao Poder Legislativo.

a1. Na eventualidade de existência de tal extrapolação, a sanção integral da proposição, pelo Chefe do Executivo, teria tido o condão de sanar o vício e afastar futura alegação de inconstitucionalidade?

b. Indique as etapas subsequentes à apresentação do veto e esclareça se matéria vetada pode constar do texto da lei a ser promulgada.

c. Esclareça se procede o fundamento apresentado na emenda supressiva e se, com sua aprovação, poderá o Chefe do Executivo disciplinar a matéria exclusivamente por decreto.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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