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Q125912 | Direito Administrativo
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2015
Órgao: TCE-AM - Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Cargo: Auditor
Padrão de resposta Peça Técnica/Prática90 linhas

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Em 2014, o Prefeito de um Município do interior do Estado do Amazonas idealizou a construção de um posto de saúde previsão do Minimizar uma de suas maiores carências: os serviços públicos de saúde. Os recursos para essa obra foram assim divididos: 40% financiados pelo Ministério da Saúde e 60% por receitas próprias no Município. Todavia, essa obra não havia sido contemplada nos instrumentos de planejamento municipais para aquele exercício, que tiveram que ser adiatados.

Fatos que envolveram essa construção ocorreram conforme os números e fatos a seguir: valor orçado da obra: R$ 2.000.000,00.

Receita corrente líquida do município, tomando-se como referência o mês de dezembro de 2014 e os onze imediatamente anteriores: R$ 100.000.000,00.

Gastos com pessoal do Executivo Municipal, tomando-se como referência o mês de dezembro de 2014 e os onze imediatamente anteriores: R$ 57.000.000,00.

a – foi aberto crédito adicional suplementar e os recursos advieram do superávit financeiro apurado no balanço patrimonial do exercício anterior, calculado pelo saldo positivo das Diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada a, considerando a tendência do exercício.

b – foi adotada a modalidade concorrência, do tipo menor preço, tendo sido edital publicado no Diário Oficial do Estado, em jornais diários de grande circulação no Estado e no Município, bem como no sítio eletrônico da Prefeitura.

c – o edital foi publicado em 15 de janeiro de 2014 e a data para entrega e abertura das propostas foi marcada para 20 de fevereiro de 2014. Em 5 de fevereiro de 2014 houve a publicação de uma alteração no edital em razão do acréscimo de uma ala para realização de vacinações. A data de sessão de entrega e abertura das propostas foi mantida.

d – para fins de habilitação, foi exigido das empresas interessadas que comprovassem possuir em seu quadro permanente, desde a data da publicação do edital, profissional de nível superior ou outro devidamente reconhecido pela entidade competente vírgulas detentor de atestado de responsabilidade técnica execução de obra ou serviços de características idênticas ao licitado.

e – no dia 18 de fevereiro de 2014, um cidadão impregnou o edital junto à prefeitura alegando irregularidades na aplicação da lei de licitações. No dia seguinte, a comissão de licitação arquivou a representação sob o argumento de intempestividade.

f – no contrato foram estabelecidas regras importantes, como:

– 20% do valor do contrato deverão ser pagos no ato da assinatura para a cobertura de despesas relacionadas a instalação do canteiro de obras, conforme planilha de custos unitários.

– 80% restantes seriam pagos conforme a realização das mediações que atestassem a execução das obrigações contratuais.

– obrigação de prestação de garantia correspondente a 10% do valor do contrato, nos termos previstos no instrumento convocatório.

g – a obra foi entregue de forma definitiva em dezembro de 2014.

Para o perfeito funcionamento do posto de saúde, havia a necessidade de contratação de quatro médicos, quatro enfermeiros, quatro atendentes administrativos e um diretor. Assim, em janeiro de 2015 foram adotadas as seguintes medidas:

– como havia um concurso público com vigência final até 31 de janeiro de 2015, foram realizadas as contratações de um médico e um enfermeiro em decorrência de vagas surgidas por aposentadorias.

– os demais cargos foram preenchidos deforma de comissão, Inclusive o de diretor.

– criação dos demais cargos de médico enfermeiro e atendente administrativo por lei e publicação do edital de novo concurso público. A contratação definitiva dos demais ocorreu em março de 2015.

Na condição de auditor, avalia a legalidade dos atos praticados constantes nos itens “a” a “g”.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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