A Constituição Federal de 1988 estabelece que são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos (art. 52, LVI).
Discorra sobre as provas ilícitas no processo penal, abordando os seguintes tópicos:
a. conceito de prova ilícita e sua evolução;
b. O princípio da proporcionalidade e a prova ilícita;
c. a prova ilícita por derivação.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Lucas foi denunciado pela suposta prática do delito inscrito no artigo 157, caput, c/c artigo 61, inciso 11, alíneas “h” e , ambos do Código Penal, pois, em tese, no dia 28 de agosto de 2021, durante período de calamidade pública decorrente de Covid-19, teria subtraído, para si, mediante violência física, o aparelho celular de Maria, pessoa com 65 anos de idade. Há, na denúncia, pedido de fixação de danos morais e psicológicos em favor da vítima no valor de um salario minimo, alem de danos maieriais no vaior de R$ 900,00 (novecenios reais). Segundo a inicial acusatória, Maria estava com seu celular em mãos na via pública quando Lucas tentou puxá-lo de sua mão.
Maria segurou o celular com for…
Durante uma fiscalização de rotina em área de fronteira no estado do Rio Grande do Sul, agentes da Polícia Federal abordaram um caminhão de transporte de grãos. Após vistoria no compartimento de carga, foram encontradas diversas caixas ocultas contendo armamento de uso restrito e documentos de identidade falsificados. O condutor, Rômulo, foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Federal.
No dia seguinte, durante a audiência de custódia, o Ministério Público Federal não se manifestou pela conversão da prisão em flagrante em preventiva, limitando-se a requerer a imposição de medidas cautelares diversas da prisão. Ainda assim, o juiz federal entendeu ser o caso de manter a custó…
Em setembro de 2022, Ferdinando, investigado pelo crime de latrocínio, foi alvo de busca e apreensão da possível arma utilizada para o cometimento do crime, tendo a medida sido requerida pelo Ministério Público e deferida pelo Juiz, na fase inquisitorial. Após a conclusão das investigações, foi oferecida denúncia e teve curso a instrução criminal. Em fevereiro de 2023, após a instrução, e antes de proferir sentença, com vistas a dirimir dúvida sobre ponto relevante, o Juiz de ofício determinou a realização do exame de confronto balístico. Diante disso, a defesa técnica de Ferdinando arguiu, mediante exceção, a suspeição do Juiz alegando sua parcialidade com os seguintes fundamentos:
a) o Jui…



