A Comissão de Gestão e Inovação do Tribunal de Justiça (TJ) se reuniu para discutir formas de aumentar o controle dos agentes públicos, mas sem prejudicar a eficiência do órgão. No âmbito das discussões, ressaltou-se que o controle excessivo é uma regressão ao modelo burocrático, logo, deveria ser evitado. Por outro lado, defendeu-se que a governança e a accountability são ferramentas de controle criadas no âmbito do modelo de Administração gerencial, por isso, devem ser implementadas. Além disso, frisou-se que o TJ, no âmbito do controle orçamentário e financeiro, já adota ferramentas de controle e planejamento, uma vez que segue as diretrizes descritas nas leis orçamentárias.
Tendo como base a situação hipotética descrita acima, na condição de analista do referido Tribunal, a fim de subsidiar os gestores na tomada de decisão, discorra sobre o que se pede a seguir:
- Descreva as características do modelo de administração pública burocrática e discorra a respeito das desvantagens desse modelo.
- Discorra sobre os conceitos de governança e de accountability na gestão pública.
- Discorra sobre os instrumentos de ligação entre planejamento e orçamento advindos da CF, representados pelas três leis orçamentárias, e caracterize cada uma dessas leis.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



