Utilize os fragmentos de texto a seguir como motivadores para a produção de sua redação. Não os copie.
Privacidade digital: eu não tenho nada a esconder
Fragmento I
Ao longo dos últimos 16 meses, enquanto venho debatendo sobre esse problema ao redor do mundo, toda vez me deparo com o mesmo argumento: “Eu não me preocupo muito sobre invasões de privacidade porque eu não tenho nada a esconder.” Minha reação também é sempre a mesma: ao pegar uma caneta e escrever meu endereço de e-mail num pedaço de papel, eu digo à pessoa “Aqui está meu endereço de e-mail. Agora eu quero que você me mande um e-mail com todas as suas senhas de todas as suas contas na internet. E não estou pedindo só as senhas das suas contas bonitinhas e respeitáveis que você utiliza no trabalho, mas TODAS as contas, porque eu quero poder fazer o que eu quiser com elas e ver tudo o que você estiver fazendo on-line, ler o que eu quiser ler e publicar o que eu julgar interessante. Até porque você não é uma pessoa má e, já que não está fazendo nada de errado, você não deve ter nada a esconder.” Nenhuma dessas pessoas me mandou o e-mail que pedi.
Glenn Greenwald em Por que privacidade importa? – TED Talk
Fragmento II
Mas falar que você não precisa ou não quer privacidade porque você não tem nada a esconder é assumir que ninguém deveria, ou poderia, esconder qualquer coisa — incluindo seu status de imigrante, histórico de desemprego, histórico financeiro, e histórico médico. Você estaria assumindo que ninguém, incluindo você mesmo, pode opor-se a revelar para qualquer pessoa informações sobre suas crenças religiosas, afiliações políticas e atividades sexuais, como se revelar esse tipo de informação fosse a mesma coisa do que revelar seus gostos musicais, filmes e livros prediletos.
Edward Snowden em Permanent Record.
Disponível em: <https://www.privacidade.digital/>. Acesso em: 15 jul. 2021.
A privacidade digital é o controle, pelo indivíduo, da disponibilidade de informações a seu respeito, relacionadas à navegação em sites de compartilhamento, redes sociais e comércio eletrônico.
Considerando a importância da segurança de dados para a vida dos cidadãos, elabore um texto dissertativo-argumentativo em que você discuta o seguinte tema:
Diferentes interesses de empresas e clientes e os limites da privacidade digital
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Questões Relacionadas
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) se voltam a orientar a ação global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Os 17 objetivos oferecem uma visão compartilhada de um futuro promissor e fornecem um roteiro para orientar políticas, programas e investimentos em direção a esse objetivo comum. No Brasil, a ONU está implementando 300 atividades-chave, com 188,3 milhões de dólares em recursos, em diferentes localidades, de forma a contribuir para que se atinja a Agenda 2030 no país.
Gráfico 1: Recursos Investidos pela ONU em 2024

A Ag…
A história mostra a longa caminhada das brasileiras para se emanciparem politicamente. Somente em maio de 1933, na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, as mulheres, pela primeira vez e em âmbito nacional, conquistaram o direito de votar e serem votadas. E foi apenas na Constituição Federal de 1988 que passaram a ser vistas como iguais aos homens. Em 2018, o Tribunal Superior Eleitoral determinou aos partidos políticos a obrigatoriedade de reservar pelo menos 30% dos recursos do fundo eleitoral para as candidatas. Tivemos mais mulheres eleitas, mas não o suficiente para o equilíbrio de gêneros.
Renata Abreu. A Reforma Eleitoral deve incluir cota de gênero nas cadeiras
do Congresso…
O termo minoria refere-se, na sociologia, a grupos sociais historicamente excluídos do processo de garantia dos direitos básicos por questões étnicas, de origem, por questões financeiras e por questões de gênero e sexualidade. Também podem entrar no conceito pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, como idosos e portadores de necessidades especiais.
Historicamente, os grupos minoritários são aqueles que, por algum motivo, geralmente ligado ao preconceito de cor, classe social ou gênero, ficaram excluídos da sociedade, marginalizados, e não tiveram a plenitude de seus direitos básicos garantidos. Nesse sentido, podemos colocar a população LGBTQIAPN+.
Acerca dessa temáti…




Muito bom
Professor, para não ficar feio na folha não coloquei tema todo.
Tema: Diferentes interesses de empresas e clientes e os limites da privacidade digital.
Olá, Denise. Este campo não é para o aluno tirar dúvidas com o curso, e sim, para a troca de opiniões entre os alunos sobre a questão.
No caso de dúvida, pedimos que encaminhe pelo campo comentário na aula da resolução deste tema no seu curso, que o professor Bruno responderá.