sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Linhas
Q123910 | Administração Geral e Pública
Banca: IADESVer cursos
Ano: 2021
Órgao: CFQ - Conselho Federal de Química
Cargo: Analista

A-+=
Salvar em caderno (1)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Segundo o art. 225 do Decreto no 3.048/1999, uma organização de trabalho (empresa) é obrigada a elaborar mensalmente a folha de pagamento da remuneração paga devida ou creditada a todos os trabalhadores (seus empregados), em duas vias, pelo menos, uma que será entregue ao trabalhador e uma cópia mantida pelo departamento de pessoal, anexa ao recibo de pagamento.

A elaboração da folha faz parte das obrigações acessórias, conforme estabelece a Previdência Social, e devem constar, inclusive, as alíquotas de contribuição deste como estabelecido no § 9o desse decreto, o qual dispõe que, na folha de pagamento, deverão estar discriminados: a) nome do segurado: empregado, trabalhador avulso, autônomo e equiparado, empresário, e demais pessoas físicas sem vínculo empregatício; b) cargo, função ou serviços prestados; c) parcelas integrantes da remuneração; d) parcelas não integrantes da remuneração (diárias, ajuda de custo e outros.); e) indicação do número de cotas de salário-família; f) indicação de cotas de pensão alimentícia; g) indicação de valores retidos, como IRRF e INSS (encargos sociais); e h) indicação do percentual e valor pago pela organização de trabalho, relativo ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 8 mar. 2021, com adaptações. Disponível em: <http://estacio.br/folhadepagamento>. Acesso em: 1o mar. 2021, com adaptações.

Considerando que o texto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo analisando a importância do alinhamento à necessidade das informações descritas na folha de pagamento e a obrigatoriedade de recolhimento do INSS e do IRRF diretamente a partir do salário-base percebido pelo trabalhador. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:

  1. os princípios, os prazos e a diferença entre proventos e descontos constantes na folha de pagamento;
  2. o acompanhamento da frequência e do horário de trabalho do trabalhador, bem como a anotação de faltas e de horas extras na folha de pagamento;
  3. o objetivo relacionado ao valor pago pelo INSS; e
  4. a influência que o salário-família e (ou) a pensão alimentícia têm nos valores retidos para IRRF e INSS.
loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.
O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.
Carregando…

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.
Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAdministração Geral e Pública
BancaIADES

O planejamento tem um papel relevante para os órgãos públicos. Contudo, existem obstáculos que devem ser superados para essa ação ajudar a melhorar os serviços e a qualidade de vida dos cidadãos.

Um deles é a ausência de projetos em longo prazo. Alguns órgãos públicos não visualizam como as atividades podem ser aperfeiçoadas nos próximos anos. As iniciativas têm um foco em tarefas, cujos resultados podem ser percebidos rapidamente.

Outro problema envolve o uso inadequado de recursos financeiros. Por exemplo, uma prefeitura utiliza parte do orçamento para contratar artistas nacionais de renome para festas locais, enquanto muitas escolas necessitam de melhorias, como a instalação de ar condici…

No âmbito de uma auditoria em um Programa Estadual de Políticas Públicas de Assistência Social, foram verificados os seguintes achados:

I) o planejamento da política está sendo desrespeitado;II) não existe controle da alocação dos recursos;

III) está havendo desvios de recursos para atender interesses políticos;

IV) o programa já está chegando à sua fase final e o seu objetivo não está sendo alcançado.

Para chegar a esses achados, a equipe aplicou algumas metodologias de avaliação de políticas públicas.

Com referência à situação hipotética descrita anteriormente, elabore um texto, no qual deve, necessariamente, discorrer sobre o que se pede a seguir:

  1. Cite e descreva 2 tipos de avaliação de …

Leia, com atenção, o texto a seguir.

Texto associado

[…] um projeto de desenvolvimento rural refere-se a um conjunto de ações articuladas entre si e dirigidas conscientemente por diversos atores sociais para produzir uma intervenção positiva em determinada realidade rural.

Disponível em: <https://ambientes.ambientebrasil.com.br>. Acesso em: 23 dez. 2022.

Considerando que o texto apresentado tem caráter meramente motivador, elabore um texto dissertativo e (ou) descritivo acerca do tema “A importância do escopo para o gerenciamento de um projeto rural”. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
a) termo de abertura;
b) declaração de escopo;
c) requisitos e design;
d) elementos…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários