Cerca de 80% das amostras analisadas têm apresentado percentual de álcool menor do que o recomendado
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferecem à população testes gratuitos de qualidade do álcool em gel. A iniciativa ajuda consumidores a conhecerem a qualidade do produto que estão usando. Além de ser um direito do consumidor, itens fora das especificações exigidas pelas normas sanitárias brasileiras podem se tornar um problema de saúde pública. A professora do Departamento de Química da UFPR e coordenadora do laboratório de ressonância magnética nuclear (RMN) da instituição, Caroline D’Oca, conta que a iniciativa tem a intenção de auxiliar o cidadão na escolha do produto que seja eficaz contra o Coronavírus. Para fazer o teste, as pessoas levam uma pequena amostra (cerca de 1 mL é suficiente) à universidade ou enviam-na pelos Correios. E o produto é inserido em um equipamento chamado espectrômetro de RMN. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que, para eliminar os micro-organismos causadores do novo Coronavírus, o álcool em gel deve ter 70% de etanol. Segundo Caroline, apenas 20% das amostras que chegam à universidade apresentam o teor de álcool conforme as determinações da Anvisa, informando também que o teor abaixo ou acima disso representa ineficácia.
Disponível em: <http://cfq.org.br/noticia/>. Acesso em: 9 mar. 2021, com adaptações.
Considerando que o texto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo com o tema a fraude na concentração de álcool no álcool em gel. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
- a contextualização do tema;
- a forma como o espectrômetro de RMN atua na identificação da amostra de álcool em gel; e
- os fatores químicos e bioquímicos que justificam o fato de o álcool com concentração 70% ser mais eficaz no combate aos micro-organismos do que o álcool com concentrações superiores.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O microscópio eletrônico de varredura é o mais versátil instrumento para avaliação, exame e análise das características microestruturais de amostras biológicas e não biológicas. O interesse maior é obter informações topográficas. A grande vantagem deste instrumento é a elevada profundidade de campo, da ordem de 10 μm para aumentos de cerca de 10.000x, chegando a 1 cm para aumentos de 20x. Essa característica possibilita obter imagens estereoscópicas e bem enfocadas com espécimes até macroscópicos.
[…] O MEV usa elétrons que se dispersam ou são emitidos a partir da superfície da amostra. O feixe de elétrons é localizado dentro de uma pequena sonda q…
Leia, com atenção, a informação a seguir.
Para a identificação de quais gases estão presentes em determinado ambiente, toma-se uma amostra desses gases, confinando-a em uma ampola. Através de dois terminais metálicos, a amostra é conectada a uma fonte de alta tensão alternada, fazendo com que os elétrons se excitem e que os gases passem para o estado de plasma e emitam luz (onda eletromagnética).
Com base nessa informação, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo que explique como podem ser identificados os diversos elementos químicos presentes no ambiente a partir da técnica referenciada.



