As áreas que têm interesse em análises de compostos encontrados em fluidos biológicos são muitas: ambiental, farmacêutica, análises clínicas, medicina legal, etc. A análise cromatográfica de substâncias presentes nestes tipos de matrizes (soro, plasma, urina, etc.), em geral, requer um pré-tratamento da amostra. As razões para isso são inúmeras, destacando-se a complexidade das matrizes biológicas, das quais os compostos são obtidos, a existência de proteínas que são incompatíveis com as colunas cromatográficas e a concentração das substâncias a serem analisadas, a nível de traço. (Queiroz, Sonia et alii. Métodos de extração e/ou concentração de compostos encontrados em fluidos biológicos para posterior determinação cromatográfica. In: Quim. Nova, Vol. 24, No. 1, 68-76, 2001.)
Nesse contexto, defina e explique as técnicas utilizadas para extração e/ou pré-concentração de compostos presentes em fluidos biológicos, observando obrigatoriamente as seguintes:
a) extração líquido-líquido;
b) extração em fase sólida; e
c) extração com fluido supercrítico.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Química Analítica é uma ciência de medição que consiste em um conjunto de ideias e métodos poderosos que são úteis em todos os campos da ciência e medicina.

Discorra sobre o papel da química analítica na ciência ressaltando sua importância em diversas áreas de aplicação. Embase sua argumentação apontando técnicas ou combinações de técnicas aplicáveis em três situações: na elucidação de crimes, identificação de substâncias tóxicas e desenvolvimento de produtos.
As áreas que têm interesse em análises de compostos encontrados em fluidos biológicos são muitas: ambiental, farmacêutica, análises clínicas, medicina legal, etc. A análise cromatográfica de substâncias presentes nestes tipos de matrizes (soro, plasma, urina, etc.), em geral, requer um pré-tratamento da amostra. As razões para isso são inúmeras, destacando-se a complexidade das matrizes biológicas, das quais os compostos são obtidos, a existência de proteínas que são incompatíveis com as colunas cromatográficas e a concentração das substâncias a serem analisadas, a nível de traço. (Queiroz, Sonia et alii. Métodos de extração e/ou concentração de compostos encontrados em fluidos biológicos pa…



