Há uma demanda significativa da sociedade por inovação na área bancária. Com o avanço de novas tecnologias, abriu-se um leque também de novas oportunidades. Por isso, os agentes bancários estão em uma busca incessante por mudanças. Uma delas, vista por bons olhos pelas instituições bancárias, é a implementação de agências digitais.
Para situar essa reflexão, apresentam-se os textos motivadores para a elaboração de uma redação. Não os copie.
Texto I
A digitalização bancária já é uma realidade. Mesmo as instituições financeiras que efetivamente ainda não possuem processos automatizados o bastante para caracterizar esse conceito esforçam-se para passar a imagem de “novo banco”. Para se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo, as instituições precisam estar alinhadas e preparadas para essa nova realidade digital.
Essa necessidade está atrelada ao cenário de clientes cada vez mais informados e conectados e de suas novas expectativas em relação aos serviços que consomem.
A digitalização bancária chega para atender a esse consumidor moderno, que agora consegue transacionar com as instituições, sem a necessidade de intermediários por meio de seu dispositivo — como desktop, notebook, celular e tablet —, facilitando o relacionamento e melhorando a comodidade do cliente.
Disponível em: <https://computerworld.com.br>. Acesso em: 17 maio 2019, com adaptações.
Texto II
Para entender o momento atual de digitalização, é importante olhar para o passado. No caso do Brasil, um passado bastante recente: há pouco mais de 50 anos tivemos o lançamento do primeiro cartão de crédito – em 1968 -, e do primeiro caixa eletrônico – em 1983.
Foi nessa época que as instituições financeiras e bancárias brasileiras começaram a se digitalizar, com a introdução dos Caixas Eletrônicos em suas agências e de sistemas internos também digitais que poupavam muitas horas de trabalho dos funcionários. Além disso, tornava as agências praticamente 24h.
Foi uma verdadeira revolução, tanto para os bancários quanto para os clientes. Anúncios e campanhas publicitárias começaram a divulgar a ideia de agências bancárias eletrônicas funcionando dia e noite no Brasil.
Essa foi a primeira onda da digitalização que remodelou o funcionamento dos bancos no país e fez os clientes entenderem a nova lógica das instituições bancárias. Outras inovações vieram, como o surgimento do boleto bancário, no começo dos anos 1990, e da Transferência Eletrônica Disponível (TED), no princípio dos anos 2000. Mecanismos como esses tornam o sistema bancário brasileiro um dos pioneiros na adoção de tecnologias digitais.
Por aqui, a transformação digital de sistemas bancários e de investimentos passa também por outras ferramentas e tecnologias. Ainda que já façam parte do cotidiano dos brasileiros, continuam representam grande avanço no segmento, como a automação de processos – o débito automático é um exemplo disso -; e principalmente a criação de aplicativos móveis – uma onda que impulsionou a criação de diversos bancos e instituições financeiras digitais.
Disponível em: https://decodehub.buzz/historia-da-digitalizacao-dos-bancos-no-brasil/
Com a instituição das agências digitais, verifica-se que o foco dos bancos foi direcionado para as necessidades e expectativas dos clientes, configurando-se uma nova cultura digital com uma abordagem consultiva no que se refere ao cliente e colaborativa quanto ao mercado. Com base nessa informação e considerando que o texto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo com o tema “Os bancos na era digital”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!



