Em sede de execução fiscal proposta perante a 1ª Vara das Execuções Fiscais da Comarca de Manaus em face da Empresa XPTO Ltda., a Fazenda Pública do Estado do Amazonas cobra crédito tributário decorrente de ICMS por fato gerador ocorrido em 25/05/2002. A empresa contribuinte cumpriu o regularmente com a obrigação tributária acessória de declarar o fato gerador, apresentando a Guia de Informação e Apuração do ICMS (GI/ICMS) em 25/03/2003, muito embora não tenha realizado o pagamento antecipado no prazo legal, qual seja, até o dia 20/06/2002. O despacho do juiz ordenando a citação ocorreu em 10/02/2008. Após regular procedimento a empresa executada Point mata da penhora em 12/08/2009. Em sede de embargos à execução a empresa alega, em síntese, que já se operou a prescrição, na medida em que não houve, até a presente data, constituição do crédito tributário decorrente do fato gerador ocorrido em 25/05/2002, que se daria através de Auto de Infração e Imposição de Multa. Alega ainda que, mesmo que se considerasse constituído o crédito tributário na data para pagamento antecipado, teria ocorrido à prescrição, já que a Execução Fiscal deveria ter sido proposta até 21/06/2007. A Fazenda Pública foi intimada em 2/2/2010 para, no prazo legal, apresentar defesa.
Considerando os fatos apresentados elabore, na qualidade de Procurador do Estado do Amazonas, a peça prática pertinente, com a defesa possível para Fazenda Pública.
Obs. O candidato, na contagem de prazos, não precisa se preocupar se as datas são dias úteis, pois isso será desconsiderado.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Observadas a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, as demais legislações de regência e a jurisprudência do STF, redija um texto dissertativo respondendo, de maneira fundamentada, aos seguintes questionamentos:
- O que é o Simples Nacional?
- É válida a restrição à adesão ao Simples Nacional em se tratando de microempresa ou empresa de pequeno porte que possua débitos com a fazenda estadual, cuja exigibilidade não esteja suspensa?
- No caso de empresa aderente ao Simples Nacional que adquira mercadorias provenientes de outros estados da Federação, é válida a cobrança do diferencial de alíquota de ICMS (DIFAL) em razão dessa operação, levando-se em conta o tratamento preconizado nos a…
Uma prestadora de serviços de tratamento de esgoto e abastecimento de água a um estado da Federação, ajuizou ação contra a União, com vista a obtenção do reconhecimento da imunidade tributária sobre os serviços públicos por ela prestados. A empresa está organizada na forma de sociedade de economia mista de capital aberto, negociado em bolsa de valores.
Considerando essa situação hipotética, redija uma dissertação que aborde, necessariamente:
- Segundo a Constituição Federal de 1988, no que consiste a imunidade tributária recíproca?
- Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), é possível a extensão da imunidade tributária recíproca à referida sociedade de economia mista?
- Aponte os…
Durante fiscalização conjunta realizada pela Receita Federal do Brasil (RFB) e pela Secretaria da Fazenda do Estado Alfa, foi lavrado auto de infração relativo ao IBS e à CBS contra a empresa Alfa Indústria Ltda., por descumprimento de obrigação acessória e omissão de receita. A ação fiscal iniciou-se com a apreensão de documentos digitais no estabelecimento da empresa. O procedimento foi registrado no ambiente compartilhado entre o Comitê Gestor do IBS e a RFB, com base em convênio firmado entre os entes federativos.
A autuação contemplou dois autos de infração distintos, um para cada tributo, contendo a descrição dos fatos, os dispositivos infringidos e a intimação para cumprimento ou impu…



