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Q117232 | Comunicação Social
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2012
Órgao: SEN - Senado Federal
Cargo: Analista Legislativo - SEN

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Discorra a respeito de como, no cenário do Brasil democrático e do seu processo de maior acesso do cidadão às Instituições, os conceitos de eficácia e eficiência da comunicação podem colaborar para a construção de uma real democracia e transparência. Não deixe de abordar em seu texto o papel relevante que a tecnologia e as novas mídias têm nesse cenário.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaComunicação Social
BancaFGV

Leia o texto abaixo, extraído do site da SUDENE (http://www.sudene.gov.br/desenvolvimento‐sustentável). Ele trata da relação entre a instituição e o desenvolvimento sustentável

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O que se observa hoje, no context…

Sobre a importância da pesquisa e das auditorias em Relações Públicas, leia o fragmento a seguir.
 
“Defendemos a importância fundamental do uso da pesquisa e de auditorias em relações públicas a fim de possibilitar um caráter científico para a prática de suas atividades. Nosso trabalho é de muita responsabilidade, pois lida com organizações complexas, pessoas, grupos, públicos e opinião pública. Envolve comportamentos, atitudes, reputação, imagem, identidade corporativa, administração de percepções, negociação, etc. Somente com uma atitude científica o profissional poderá construir diagnósticos e fazer prognósticos.” (KUNSCH, 2002:277)
 
Tendo a perspectiva da autora com…
A partir do desenvolvimento e da popularização das redes sociais, é possível percebê-las como um ambiente de múltiplas possibilidades em termos de comunicação. Nesse cenário, temos visto também o crescimento do número de crises. Essas crises podem advir de informações verdadeiras, denúncias embasadas ou simplesmente de boatos associados à organização ou aos seus líderes.
 
Além de serem, extremamente delicados, esses momentos requerem esforços adicionais dos profissionais ligados à Assessoria de Comunicação.
 
Nesse contexto, apresente cinco ações que devem ser adotadas para evitar ou conter uma crise de imagem nas redes sociais.

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