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Q116960 | Direito Tributário e Legislação Tributária dos Municípios e do Distrito Federal
Banca: RBOVer cursos
Ano: 2019
Órgao: SAAE Águas de Lindóia - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Águas de Lindóia
Cargo: Procurador
Padrão de resposta Peça Técnica/Prática120 linhas

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O caso apresentado abaixo é fictício, elaborado de acordo com elementos factuais aleatoriamente escolhidos, de modo a observar pontos do conteúdo programático do concurso.

Juca, procurador do município de Jabuticaba, no estado de São Paulo, em reunião com o Prefeito Juscelino e Jeca, chefe do setor de dívidas ativas do município, discutiam a seguinte situação: a empresa Bem Viver Planos de Saúde Ltda., parte do grupo econômico encabeçado pelo empresário Ariranha, com sede no município vizinho de Araçá, vem questionando administrativa a cobrança de ISSQN sobre planos de saúde e seguros saúde perante a Prefeitura de Jabuticaba referentes a 2017 e 2018, sendo que nas defesas administrativas, a Bem Viver utilizou-se do endereço comercial da filial que detém em Jabuticaba. Trata-se, na verdade, de 01 (hum) processo administrativo decorrente de auto de infração que foi finalizado com decisão desfavorável à empresa Bem Viver, sem possibilidade de recursos. Além desses, existem (02) duas execuções fiscais ajuizadas perante o Juízo de Jabuticaba, no caso, referentes à cobrança de ISSQN relacionadas aos anos 2015 e 2016, também oriundos de autos de infração. Contra os referidos créditos tributários não houve qualquer tipo de discussão em âmbito administrativo. Coincidentemente, nesta mesma semana, a Prefeitura de Jabuticaba foi citada para se defender em Ação Anulatória de Débito Fiscal ajuizada perante esse mesmo Juízo. De modo a evitar eventuais danos financeiros à Prefeitura de Jabuticaba bem como fortalecer estrategicamente sua posição em face da referida empresa, fica decidido que Juca estudará qual a medida judicial adequada para o caso.

Juca, antes de começar a estudar o caso, lembrou-se do que o Prefeito Juscelino disse no final da reunião: “– Esse Ariranha é um viúvo dado a espertalhão. Não gosta de pagar os seus tributos. Ainda bem que nas certidões de dívida ativa das empresas dele, de praxe, o Jeca também colocou o nome dele e da filha dele, a Doninha, cópia do pai!”.

Com base no exposto, redija a peça processual de defesa adequada, observando o limite mínimo e máximo de linhas.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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