É notório que a ludicidade favorece a aprendizagem. Construa um Texto Dissertativo Argumentativo apresentando pelo menos dois exemplos de situações lúdicas de aprendizagem para os primeiros anos do ensino fundamental. As propostas devem levar em consideração o contexto de inclusão social.
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“Um professor de Educação Física trabalhava com um grupo de alunos de 9 e 10 anos. Sabendo que em breve elas seriam apresentadas com maior profundidade às modalidades esportivas, optou pelos jogos cooperativos, utilizando os estudos de apresentados por Brotto e Freire.”
a. Identifique a fase e estágio dessas crianças de acordo com Gallahue e quais as principais características.
b. Tomando como referência o pensamento e estudos de Brotto em relação ao esporte, discorra sobre quais seriam os princípios socioeducativos que devem ser contemplados para iniciar o planejamento da aula.
c. Brotto e Freire têm linhas semelhantes ao ensinamento do esporte. Discorra sobre a proposta de cada um.
d. Dê u…
“A educação da criança pequena envolve simultaneamente dois processos complementares e indissociáveis: educar e cuidar. As crianças desta faixa-etária, como sabemos, têm necessidades de atenção, carinho, segurança sem as quais elas dificilmente poderiam sobreviver. Simultaneamente, nesta etapa, as crianças tomam contato com o mundo que as cerca, através das experiências diretas com as pessoas e as coisas deste mundo e com as formas de expressão que nele ocorrem. Esta inserção das crianças no mundo não seria possível sem que atividades voltadas simultaneamente para cuidar e educar estivessem presentes. O que se tem verificado, na prática, é que tanto os cuidados como a educação têm sido enten…
De acordo com o PCN de Língua Portuguesa: “analisando os textos escritos que costumam ser considerados adequados para os leitores iniciantes, verifica-se que, na grande maioria, são curtos, às vezes apenas fragmentos de um texto maior sem unidade semântica e/ou estrutural, simplificados, em alguns casos, até o limite da indigência. Confunde-se capacidade de interpretar e produzir discurso com capacidade de ler e escrever sozinho. A visão do que seja um texto adequado ao leitor iniciante transbordou os limites da escola e influiu até na produção editorial. A possibilidade de se divertir com alguns dos textos da chamada literatura infantil ou infanto-juvenil, de se comover com eles, de fruí-lo…



