Em uma estação de tratamento de água (ETA), utiliza-se de leite de cal – que é a designação de uma suspensão de hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) em água, dosado a partir de um tanque de armazenamento que tem esse reagente mantido em suspensão agitada em concentração de 10% em peso, com densidade igual a 1,4 kg/L.
Calcule a vazão de alimentação (em litros por hora) do referido leite de cal (de concentração 10% em peso de Ca(OH)2 em água) necessária para satisfazer a condição operacional de dosagem de 5g de Ca(OH)2 por litro de água tratada, em uma ETA que trata uma vazão de 1000 litros de água por segundo.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A solução dos problemas relacionados com os resíduos urbanos passa, necessariamente, por uma conscientização da população, não só em relação aos hábitos de consumo, de forma a aumentar o uso de produtos recicláveis e/ou biodegradáveis, mas também pela própria relação com o meio ambiente, evitando o descarte de lixo em locais não apropriados. Naturalmente, a população deve possui condições econômicas mínimas e um nível de desenvolvimento adequado para adquirir esses hábitos. Finalmente, o poder público deve disponibilizar também, à população, locais e tecnologias adequadas para o tratamento e disposição final dos resíduos sólidos.
a) Identifique quatro processos para tratamento e disposição d…
- Indique o nível e o principal objetivo desse processo.
- Considerando que a vazão afluente é de 35.000 m3/dia a uma concentração de sólidos suspensos de 50 mg/L, o lodo ativado em excesso é retirado a uma vazão de 6.000 m3/dia a uma concentraçã…
Os procedimentos para regularização do equipamento médico são pautados pelo processo protocolado na ANVISA. Para a solicitação de registro ou cadastro de um equipamento biomédico devem ser seguidos, rigorosamente, cinco passos.
Pede-se a explicação:
a) do passo 1: regularização da empresa junto à Vigilância Sanitária;
b) do passo 2: identificação sanitária do equipamento;
c) do passo 3: identificação da petição;
d) do passo 4: peticionamento eletrônico;
e) do passo 5: protocolo da petição.



