Analise o processo que deu origem ao Serviço Social na realidade brasileira e a posterior institucionalização dessa profissão em nossa sociedade, tendo em consideração os seguintes elementos:
- a “questão social” no Brasil nos anos 30;
- a influência da Igreja Católica no surgimento das primeiras escolas de Serviço Social no Brasil por meio do movimento conhecido como “Reação Católica”;
- a Ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas;
- o surgimento das primeiras instituições estatais empregadoras dos Assistentes Sociais, exemplificando-as.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em um contexto histórico marcado pelo conservadorismo, pela intensificação dos discursos de ódio contra as chamadas minorias, pelos fortes ataques à democracia, pela constante violação de direitos humanos e pela crescente criminalização da pobreza, fica evidente a importância de reafirmar, cada vez com mais veemência, a defesa intransigente dos Direitos Humanos, respaldada pelos princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social (CRESS-MG, 2022).
Neste sentido, a população trans é um dos segmentos mais afetados pelo preconceito e pelas opressões. Travestis e transexuais sempre estiveram presentes no cotidiano de atuação do Assistente Social, e “(…) o que estas pessoas, com…
A Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, é um importante instrumento legal para o enfrentamento à violência doméstica no Brasil. Nesse contexto, o capítulo II da Lei 11.340/2006 prevê uma séria de medidas de assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, tendo em vista, que a maioria dos agressores são os maridos, companheiros ou algum familiar e, em grande parte das situações, as mulheres dependem financeiramente dos agressores, como se observa do art. 9º da citada lei, in verbis:
“Art. 9º A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar será prestada de forma articulada e conforme os princípios e as diretrizes prev…
Em um shopping center da cidade, um grupo de cinco adolescentes entre 14 e 17 anos decide se encontrar e passar a tarde juntos. Algumas pessoas que estão no local, percebendo o perfil do grupo de adolescentes, começam a olhar com desconfiança e a sussurrar entre si, criando um clima de tensão. Em um determinado momento, um dos funcionários da segurança do shopping se aproxima do grupo, questionando-os se eles estão ali para causar problemas. Os adolescentes sentem-se constrangidos pela abordagem ostensiva. Essa situação cria um ambiente hostil para os jovens, que, mesmo sem ter cometido ato infracional, enfrentam um questionamento sobre seu comportamento.
Com base na situação descrita, anali…



