Uma empresa de consultoria foi contratada para avaliar a situação patrimonial e financeira de uma entidade pública. O consultor, com expertise em contabilidade aplicada a empresas, ficou em dúvida quanto aos critérios de reconhecimento das variações na situação líquida patrimonial em entidades públicas governamentais e, consequentemente, quanto à classificação das alterações ocorridas no patrimônio em decorrência dos seguintes fatos contábeis:
– entrega de material de consumo pelo fornecedor com a respectiva liquidação da despesa;
– depreciação de um bem móvel;
– arrecadação da receita de imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.
Considerando o relacionamento estabelecido pela Secretaria do Tesouro Nacional entre Regime Orçamentário e Regime Contábil (patrimonial), diferencie tais regimes quanto ao reconhecimento das variações na situação líquida patrimonial em decorrência da execução orçamentária.
Considerando o Regime Contábil (patrimonial), conceitue variação patrimonial qualitativa e quantitativa e classifique às alterações ocorridas no patrimônio do ente governamental em decorrência de cada um dos fatos contábeis, justificando a sua resposta com a indicação das modificações ocorridas nos elementos patrimoniais (ativos, passivos e patrimônio líquido).
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma empresa prestadora de serviços do setor privado adquiriu, à vista, a licença operacional perpétua de um sistema operacional para uso em suas atividades, em 02 de janeiro de 20X0, pelo valor de R$ 1.500.000,00.
Em virtude do fato da licença de uso do sistema ser perpétua, o contador da entidade decidiu classificá-la como de vida útil indefinida no momento de sua aquisição.
Para fins de elaboração das demonstrações financeiras relativas a 20X0, o contador da entidade testou a recuperabilidade do sistema, conforme preconiza as normas brasileiras de contabilidade vigentes.
O resultado do teste de recuperabilidade do sistema retornou a seguinte informação, em 31.12.20X0:

Considerando as info…
Notas explicativas às demonstrações financeiras do Banco MZ do Brasil S.A. — 31/12/2021
1 – Ativos e passivos contingentes e obrigações legais, fiscais e previdenciárias
O reconhecimento, a mensuração e a divulgação dos ativos e passivos contingentes e obrigações legais são efetuados de acordo com os critérios descritos abaixo: [OMITIDO].
2 – Patrimônio líquido (PL)
Capital social em 31/12/2021: o capital social é dividido em 2.125.297 ações ordinárias nominativas sem valor nominal.
Grupos de contas do patrimônio líquido: capital social, dividendos, ajustes de avaliação patrimonial, reserva legal e reserva especial de lucros.
Em face das informações apresentadas, redija um texto dissertativo…
Pacioli é recém-empossado no cargo de Analista Judiciário – Contador, no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
Possuidor de vasta experiência em contabilidade aplicada ao setor público, Pacioli gostaria de repassar conhecimentos relativos a essa área de contabilidade aos demais colegas recém-empossados, bem como aos demais servidores interessados.
Possuidor de espírito empreendedor, Pacioli já elaborou um projeto de curso EAD para aplicação interna no referido Tribunal.
Contudo, falta-lhe elaborar a parte introdutória referente ao Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
Ciente de que textos introdutórios devem estimular a busca pelo aprofundamento de conhecimentos, exponha, de forma …



