
“Costuma-se estabelecer uma relação muito estreita entre a leitura e a produção de texto. Inclusive com uma frase que é dita com frequência: ‘a pessoa que lê muito escreve bem’. O que não é verdade, há muita gente que lê muito e não escreve bem. Há muita gente que escreve bem e até nem lê tanto assim. Há alguma proximidade, mas não há uma relação causa e efeito.”
(Magda Soares)

“(…) a tendência é julgar que cabe ao professor de
Português ensinar a desenvolver habilidades de
leitura e de escrita. Frequentemente, professores das
outras disciplinas se queixam com o professor de
Português de que os seus alunos não estão sabendo
compreender o problema de Matemática, o texto de
História, o texto de Ciências. Na verdade, essa
competência, essa responsabilidade não é só do
professor de Português, nem o professor de
Português é inteiramente competente para
desenvolver habilidades de leitura de um problema
de Matemática, por exemplo. Porque tem uma
terminologia específica, tem uma forma específica de
se apresentar, como o livro de Ciências, como o livro
de Geografia. Não é o professor de Português quem
vai ensinar um aluno a ler um mapa, nem quem vai
ensinar a ler um gráfico. Isso são atribuições
específicas dos professores que trabalham com
essas formas de expressão. Então, cabe a eles
desenvolver essas habilidades de leitura e de escrita
também. Escrever um texto de História, ou de
Ciências, não é a mesma coisa que escrever uma
crônica, se o professor de Português pede uma
crônica. São gêneros diferentes, cada área de conteúdo tem um tipo específico de texto que cabe ao
professor dessa área ensinar o aluno a escrever ou a
ler.”
(Magda Soares)

Após a leitura dos textos motivadores e com base nos seus conhecimentos, posicione-se sobre o tema:
Ensino da língua materna – responsabilidade de toda a escola.
Redija um texto dissertativo-argumentativo, de 25 a 30 linhas, dê um título e, se considerar pertinente, apresente sugestões de práticas de leitura e escrita em sua área.
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Texto I
A corrupção fere os critérios éticos básicos de honestidade e respeito, de transparência e dignidade. Produz ineficiência, causa dano à sociedade, prejudica a coletividade, significa uma ruptura com a cidadania. A corrupção no serviço público viola um dos princípios mais básicos da ética na política, que remonta à “Alegoria da Caverna” de Platão, a distinção entre o público e o privado. Alguém que exerce cargos públicos e que faz negócios com o governo o faz no “interesse público”; qualquer desvio desse princípio produz falta de credibilidade e perda de legitimidade e de autoridade. Os atenienses condenavam à perda da cidadania, o ostracismo, quem fosse culpad…
Motivado pela leitura dos textos seguintes, sem, contudo, copiá-los ou parafraseá-los, redija um TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO com, no mínimo, 20 e, no máximo, 25 linhas, em modalidade e limites solicitados, em norma padrão da língua portuguesa, atribuindo-lhe um título, sobre o tema: A PERSISTÊNCIA DO TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL.
Texto 1
Sejudh assina pacto nacional de combate ao trabalho escravo.
Luiza Fariello Agência CNJ de Notícias
Foi assinado nesta terça-feira (13/12/2016), após a 33a Sessão Extraordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo no país entre quinze estados e o Distrito Federal com a Secretaria Especial de Dire…



