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Q115051 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: IBADEVer cursos
Ano: 2019
Órgao: Pref Vitória - Prefeitura Municipal de Vitória
Cargo: Professor - Pref Vitória

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Após a leitura dos trechos que seguem, produza um texto discursivo, conforme a orientação apresentada.

“As Tecnologias de Comunicação estão presentes, na atualidade, em todos os arranjos sociais conhecidos. Por meio da internet ocorre, de forma razoavelmente livre, uma comunicação generalizada entre pessoas, empresas, organizações e instituições, que, diante de uma infinita quantidade de conteúdos , acessam, reafirmam, negam, constroem e reconstroem saberes das mais diversas áreas. Este cenário demanda uma nova forma de cidadania, ligada às possibilidades de interpretação da realidade e de uso das TICs a partir dos artefatos tecnológicos, de seus controladores e suas ideologias. Questões ligadas à disseminação das chamadas Fake News e de algo chamado de Pósverdade invadem o cotidiano nesse momento histórico brasileiro. Neste contexto, educadores se deparam com novos paradigmas sobre seu papel de mediação na construção do conhecimento.” (Ana Paula da Mota Leite)

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dá dicas para não cair em ‘fake news’

O Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, diz: “Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; esse direito inclui a liberdade de opinar livremente e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras”.

https://oglobo.globo.com/rio/cnj-da-dicas-para-nao-cair-em-fake-news-22518409

https://jornalggn.com.br/direitos/armandinho-e-a-responsabilidade/

“Ninguém vive plenamente a democracia nem tampouco a ajuda a crescer, primeiro, se é interditado do seu direito de falar, de ter voz, de fazer o seu discurso crítico; segundo, se não se engaja, de uma ou de outra forma, na briga em defesa desse direito, que, no fundo, é o direito também a atuar. É tão imoral ter nossa voz silenciada, nosso “corpo interditado” quanto imoral é o uso da voz para falsear a verdade, para mentir, enganar, deformar.”

(PAULO FREIRE, 1997)

Questão 1
Para você, Profissional da Educação, quais as relações entre os textos acima e a sua vivência?

Seja como aluno(a), seja como professor(a), seja como cidadão(ã), o que você tem percebido sobre a disseminação de fake news na sociedade?

Complemente o seu texto citando, pelo menos, dois exemplos sobre a propagação de notícias falsas que prejudicaram ou continuam desacreditando pessoas ou ideias que interferem diretamente nas escolas e na Educação.

 No desenvolvimento da questão proposta, utilize os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, além de informações adquiridas.

 Seu texto deve ser redigido na modalidade padrão da Língua Portuguesa.

 O texto deve ter entre 25 e 30 linhas.

 Seu texto não deve conter fragmentos dos textos motivadores.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
BancaIBADE

Considere o excerto abaixo:

“O acelerado avanço das novas tecnologias na sociedade pós-industrial, com o advento da internet e da cibercultura, trouxe várias mudanças na sociedade, com significativos impactos nas relações humanas e organizacionais, especialmente em razão de integrar indivíduos, empresas, dispositivos, redes, inteligência artificial e internet das coisas, sem as barreiras do tempo ou de limitações geográficas. Além disso, o fluxo intenso de dados e a constante de troca de informações a cada nanossegundo, faz com que o ambiente virtual precise sofrer regulamentação tanto no campo ético, como no que se refere ao uso e ao tratamento dos dados pessoais e particulares, em ambiente…

Disserte  sobre Higiene do Trabalho atendendo aos seguintes tópicos norteadores:
I. Conceito sobre Higiene do Trabalho.
II. Suas etapas ( cite as mesmas, descrevendo cada uma delas).
III. Correlacione cada risco ambiental/ ocupacional a seus agentes correspondentes (cite cada um deles), conforme estabelece a NR 9- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Após a leitura dos trechos que seguem, produza um texto discursivo, conforme a orientação apresentada.

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