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Ano
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Q115041 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: IBADEVer cursos
Ano: 2019
Órgao: Pref Vitória - Prefeitura Municipal de Vitória
Cargo: Professor - Pref Vitória

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Após a leitura dos trechos que seguem, produza um texto discursivo, conforme a orientação apresentada.

Discurso de ódio é assunto de escola

Crianças e jovens precisam discutir como liberdade de expressão e respeito ao próximo caminham juntos

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/10/por-que-discurso-de-odio-e-assunto-de-escola.shtml?utm_source=newsletter

‘http://www.truzzi.com.br/2017/09/05/crimes-de-odio-canaltech/

As escolas não podem ser reféns da desconfiança e centradas na ideia do conhecimento focado somente na técnica – além de ter outros desafios que vem antes e precisam ser superados em um país tão desigual, como o Brasil, com altos e reiterados índices de evasão escolar e déficits de aprendizagem nas escolas públicas brasileiras, bastante relacionados com a violência nas escolas e nos seus entornos, como aponta o estudo em que o Brasil aparece como líder do ranking de países com mais violência nas escolas contra professores, elaborado pela OCDE.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2019/05/por-uma-educacao-democratica-e-nao-violenta-cjv8cu67t00n101max86fyak4.html’

Crianças e jovens precisam compreender que a partir do momento em que suas palavras, faladas ou escritas, ameaçam, ofendem, agridem ou diminuem alguém ou um grupo, haverá consequências. No universo escolar, é ainda importante compreender quando discurso de ódio se aproxima e se diferencia do cyberbullying, prática condenável de intimidação e/ou agressão no ambiente virtual e que, infelizmente, é bastante comum entre os alunos.

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/10/por-que-discurso-de-odio-e-assunto-de-escola.shtml?utm_source=newsletter

Questão 1
Para você, Profissional da Educação, quais as relações entre os textos acima e a sua vivência?

Seja como aluno(a), seja como professor(a), seja como cidadão(ã), o que você tem percebido sobre a disseminação dos discursos de ódio na sociedade?

Complemente o seu texto citando, pelo menos, dois exemplos sobre a propagação de discursos de ódio e/ou liberdade de expressão que afetaram ou continuam dizendo respeito a pessoas ou ideias que atingem diretamente as escolas e a Educação.
 No desenvolvimento da questão proposta, utilize os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, além de informações adquiridas.
 Seu texto deve ser redigido na modalidade padrão da Língua Portuguesa.
 O texto deve ter entre 25 e 30 linhas.
 Seu texto não deve conter fragmentos dos textos motivadores.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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Questões Relacionadas

MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
BancaIBADE

“Costuma-se estabelecer uma relação muito estreita entre a leitura e a produção de texto. Inclusive com uma frase que é dita com frequência: ‘a pessoa que lê muito escreve bem’. O que não é verdade, há muita gente que lê muito e não escreve bem. Há muita gente que escreve bem e até nem lê tanto assim. Há alguma proximidade, mas não há uma relação causa e efeito.”

(Magda Soares)

“(…) a tendência é julgar que cabe ao professor de
Português ensinar a desenvolver habilidades de
leitura e de escrita. Frequentemente, professores das
outras disciplinas se queixam com o professor de
Português de que os seus alunos não estão sabendo
compreender o problema de Matemática, o texto de



















Disserte  sobre Higiene do Trabalho atendendo aos seguintes tópicos norteadores:
I. Conceito sobre Higiene do Trabalho.
II. Suas etapas ( cite as mesmas, descrevendo cada uma delas).
III. Correlacione cada risco ambiental/ ocupacional a seus agentes correspondentes (cite cada um deles), conforme estabelece a NR 9- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL X HUMANA

https://divinews.com/2023/08/22/charge-inteligencia-artificial-versus-humana/
https://br.pinterest.com/pin/660621839073452984/
https://br.pinterest.com/pin/234539093083601644/

“A Inteligência artificial atua na reprodução de padrões de comportamento semelhantes ao humano por dispositivos e programas computacionais.

A inteligência artificial diz respeito aos dispositivos e softwares capazes de emular o comportamento e o pensamento humano na tomada de decisão e execução de tarefas.

Funcionam mediante análise de um grande volume de dados e identificação de padrões, o que é feito por meio de métodos diversos, como o machine learning e o deep learning.

São…

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