Nos termos do Art. 30 da Resolução nº 7 – CNE/CEB, de 14 de dezembro de 2010, destacado no quadro seguinte, pode-se entender que é função da escola formar sujeitos alfabetizados e letrados, nas “diversas formas de expressão”, para garantir a “continuidade da aprendizagem”. No entanto, há alunos que progridem para os anos subsequentes do Ensino Fundamental sem saber ler e compreender o sentido da mensagem de um texto. Tal fato inviabiliza o acesso ao conhecimento sistematizado e escrito das diferentes áreas e disciplinas do currículo escolar.
Art. 30 – Os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:
I – a alfabetização e o letramento;
II. o desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, de Ciências, de História e de Geografia;
III. a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo, e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.
Fonte: Resolução nº 7 – CNE/CEB, de 14 de dezembro de 2010.
Diante do exposto, disserte sobre o tema, exemplificando como deveria ser um dia de aula, com situação didática para favorecer a aprendizagem da leitura, apresentando o objetivo e as atividades a serem desenvolvidas em uma turma de 30 alunos do Ensino Fundamental, cuja avalição realizada, pelo(s) professor(es), identificou que 10 alunos não demonstravam compreender a mensagem dos textos que liam. Escolha o ano e a disciplina do currículo escolar em que a situação didática será desenvolvida.
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Compreender o espaço, com suas formas e dimensões, é necessário para o desenvolvimento do aluno dentro de uma perspectiva de formação multidisciplinar.
A partir do tema espaço e forma, cite dois descritores que possam ser trabalhados nestes aspectos. Sugira, também, duas atividades que os alunos desenvolvam para atingir estes objetivos em sala de aula, sendo uma aplicável à zona rural e outra à zona urbana.
Segundo informações do Portal do MEC (2011), para que o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de uma escola cresça, é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. Analise os dados do INEP/MEC sobre os resultados do IDEB da Escola Y nos anos de 2005, 2007, 2009 e sua meta para 2011, expostos na Tabela 1, e redija uma proposta que poderia ser executada, nesta escola, para elevação do IDEB a partir de 2011.
Tabela 1: Resultado do IDEB – EscolaY
| 2005 | 2007 | 2009 | Meta para 2011 |
| 3,3 | 3,5 | 3,8 | 4,1 |
Em recente Lei, a presidenta Dilma Roussef reforça a necessidade das crianças autistas serem incluídas nas escolas regulares. Na revista Veja, a renomada escritora Lya Luft, em artigo: “O ano das criancinhas mortas”, diz:
“‘O politicamente correto’ é a inclusão geral, significando também que crianças com deficiência devem ser forçadas (na minha opinião) a frequentar escolas dos ditos “normais” (também não gosto da palavra), muitas vezes não só perturbando a turma, mas afligindo a criança que tem de se adaptar e agir para além de seus limites – dentro dos quais poderia se sentir bem, confortável, feliz.”
Fonte: Revista Veja, 02/01/2013. ed…



