Texto I
Governo português quer proibir cigarro perto de hospitais e escolas
Projeto de lei ainda precisa passar por parlamento.
Determinação poderá valer também para cigarros eletrônicos.
O governo português apresentou nesta quinta-feira (15) uma proposta de lei para proibir o uso de cigarros em parques infantis e nas portas e janelas de hospitais e colégios para evitar a exposição involuntária à fumaça.
O projeto, que foi apresentado em reunião extraordinária do conselho de ministros dedicada inteiramente a medidas sobre saúde, representa uma alteração na atual Lei do Tabaco e precisa passar pelo parlamento antes de entrar em vigor.
“As normas agora aprovadas pretendem proteger os cidadãos da exposição involuntária à fumaça do cigarro, assim como contribuir à prevenção e ao controle do consumo”, diz o órgão em nota divulgada após o conselho de ministros.
Esta modificação da Lei do Tabaco também inclui “no conceito de fumar” os produtos de tabaco sem combustão, os chamados “cigarros eletrônicos”, por isso o uso deles ficará proibido em todos os lugares onde também não for permitido o consumo do cigarro tradicional.
Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, explicou que as atitudes e comportamentos “não se resolvem nem devem ser regulados por aspectos de natureza legal” e defendeu que a lei não tem “caráter punitivo”, mas pretende alertar sobre os efeitos nocivos do tabaco.
O consumo de cigarro é a primeira causa de morte e de mortalidade evitável em Portugal, onde se estima que fumar tenha influência no falecimento de mais de 10 mil pessoas por ano.
O governo português já tinha colocado em prática outras medidas dirigidas a redução do consumo de cigarro e, desde maio deste ano, os maços à venda no país trazem imagens e mensagens impactantes sobre seus efeitos nocivos.
(Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/09/governo-portugues-quer-proibir-cigarro-perto-de-hospitais-e-escolas.html.)
Texto II
Médicos fumantes: cardiologistas e psiquiatras apresentam maior dificuldade
em deixar o vício, dizem especialistas
O médico, que dedica a vida a cuidar do maior patrimônio humano, paradoxalmente, destina pouco espaço para cuidar da própria saúde. No tabagismo, essa situação não foge à regra. Embora a maioria dos médicos conheça a eficácia das técnicas de cessação, o lugar comum é “sabemos que acontece a dependência nos colegas, mas não sabemos como abordar de forma efetiva”.
No Brasil, ainda existe uma porcentagem considerável de tabagismo entre médicos. Para estas diretrizes foi construído um painel com doze pneumologistas com experiência na abordagem do médico fumante. Eles assistiram, em média, dez colegas em um período de oito anos. As informações revelaram que os médicos se tornaram dependentes ainda adolescentes, são pouco sensíveis a mudar o comportamento e vivem em conflito por conhecerem os efeitos nocivos do tabaco.
O tabagismo é visto pelos médicos fumantes como um “hábito” que, de alguma forma, podem controlar ou deixar em algum momento. Para os médicos não fumantes, ao contrário, é uma dependência que precisa ser tratada. A maioria dos médicos fumantes (83%) afirma conhecer “de fato” os riscos. Os motivos que os levam a fumar são idênticos aos da população em geral, acrescidos do estresse. A dependência, as compensações para enfrentar o estresse e os traços da personalidade são fatores que pesam para continuarem fumando.
Os médicos fumantes não costumam procurar apoio profissional por várias razões: receio de se expor, medo do fracasso, crença de que fumar é um hábito, prepotência, relaxamento com os cuidados à saúde, dificuldade de aceitar a condição de dependência, etc… […]
(Disponível em: http://portaldocoracao.uol.com.br/pare-de-fumar/medicos-fumantes-cardiologistas-e-psiquiatras-apresentam-maior-dificuldade-emdeixar-o-vicio-dizem-especialistas.)
Texto III

A partir dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:
“Garantia à saúde social e individual diante da prática do tabagismo: enfrentamentos e oposições”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio do Grupo de Trabalho de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas e de Comunidades Tradicionais, integrante da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF), tem atuado para garantir a inserção dos indígenas em contexto urbano como grupo prioritário para vacinação.
Em 2020, a CDDF/CNMP, atualmente presidida pelo conselheiro Luciano Nunes Maia, encaminhou o Ofício-Circular nº 9/2020/CDDF aos procuradores-gerais de Justiça sugerindo medidas de contenção da Covid-19 em comunidades indígenas. Algumas das medidas sugeridas foram: a inclusão dos povos indígenas nos grupos considerados prioritários para imunização contra grip…
Texto I
Criminosos criam sites e aplicativos falsos para dar o golpe do auxílio emergencial
Na mesma velocidade do novo coronavírus, os golpes virtuais se espalham nessa época de pandemia. Nesta semana, os criminosos aproveitaram a liberação do auxílio emergencial de R$ 600 do governo para entrar em ação. A polícia já identificou pelo menos 20 aplicativos falsos que roubam os dados pessoais das vítimas. Mas há ainda outras ciladas virtuais que surgiram nas últimas semanas. Uma delas ganhou o nome de golpe do álcool em gel.
(Disponível em: https://recordtv.r7.com/domingo-espetacular/videos/criminosos-criam-sites-e-aplicativos-falsos-para-dar-o-golpe-do-auxilioemergencial-12042020.)
Texto II
A…
Texto I
A expectativa de vida no Brasil subiu para 76,8 anos em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram publicados hoje (25) no Diário Oficial da União.
Para os nascidos em 2019, a expectativa era viver, em média, até 76,6 anos. Em cinco anos, a expectativa de vida subiu 1,3 ano, enquanto em dez anos houve um crescimento de 3,3 anos.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-11/expectativa-de-vida-no-brasil-sobe-para-768-anos
Texto II
Promotoria recomenda medidas de proteção aos idosos contra a covid-19
Ministério Público do Estado recomendou à Prefeitura de Itaituba, à Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação da Instituição de Ac…



