Paciente de 8 anos, 26 kg, é atendido em pronto-socorro com quadro de tosse, falta de ar, alguns episódios de vômitos, coriza hialina e um episódio de febre (38ºC). A mãe refere que a criança possui diagnóstico de asma, sendo a primeira crise ocorrida há cerca de 6 anos. Apresentou cerca de 6 crises no último ano, com dois internamentos para controle da crise no último ano. Está sem acompanhamento médico pela patologia há 2 anos, sendo levado para atendimento médico apenas quando em crise. Não faz uso de medicamentos contínuos. Em casa, a mãe realizou duas nebulizações com intervalos de 6 horas com soro fisiológico, cerca de 3 ml, fenoterol 4 gotas, brometo de ipratrópio 8 gotas, sem melhora. Ao exame físico, se apresenta hidratado, afebril, com frequência respiratória de 46 irpm, frequência cardíaca de 130 bpm, saturação de 90% em ar ambiente, tiragem subcostal e intercostais, sibilos bilaterais difusos, com pulsos cheios e boa
perfusão periférica, demais exames físicos dentro da normalidade. Em relação ao caso, quais devem ser as condutas após a avaliação desse paciente?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A pancreatite aguda é uma patologia altamente prevalente. Estima-se que atualmente seja a principal causa gastrointestinal de hospitalização. A respeito dessa patologia, responda: Qual é a patogênese da pancreatite aguda? Quais são seus principais agentes etiológicos? Como é feito seu diagnóstico? Atualmente, como é classificada a pancreatite aguda quanto à sua gravidade? E quais são as principais bases para seu manejo?
Letícia, uma mulher de 32 anos, comparece à consulta de rotina de retorno, com resultados de exames solicitados pelo médico assistente. Letícia não tem queixas nem comorbidades; refere parceria sexual fixa e trabalha como serviço administrativo. Ela ainda não conferiu os resultados dos exames. Ao olhar os laudos, o médico assistente identifica um exame positivo para HIV, com teste confirmatório em anexo também positivo.
Considerando os diversos métodos para a discussão de notícias difíceis, quais devem ser os passos da comunicação do diagnóstico para Letícia?
O estresse é a maneira como o corpo reage diante de diferentes situações de grande esforço emocional. Os trabalhos mais estressantes envolvem bombeiros, militares, policiais, jornalistas, altos executivos, médicos, enfermeiros que trabalham em UTI e emergências, economistas e professores. Durante a jornada de trabalho, são inúmeras as situações vivenciadas que podem ser consideradas traumáticas e, consequentemente, impactar a saúde física e mental desses trabalhadores. Uma situação de trabalho ou relacionada ao trabalho estressante (de curta ou longa duração), de natureza excepcionalmente ameaçadora ou catastrófica, pode gerar uma resposta tardia conhecida como estado de estresse póstraumáti…



