Um advogado público municipal foi questionado pelo Secretário Municipal de Assistência Social acerca do procedimento para a firmatura de transferência voluntária de recursos da assistência
social para entidade do Município.
De acordo com a consulta, o Prefeito Municipal incluiu, no orçamento municipal, dotações orçamentárias para a realização da transferência voluntária, independentemente da aprovação de tal inclusão pelo Conselho Municipal de Assistência Social, e escolheu a entidade para o recebimento dos recursos mediante indicação técnica da Secretaria, mesmo sem que a entidade seja inscrita junto ao Conselho Municipal de Assistência Social. Questionado sobre o tema, o Prefeito Municipal sustentou que o Conselho Municipal de Assistência Social, de natureza consultiva, não tem competência para vetar o orçamento municipal e, portanto, que as decisões orçamentárias cabem ao Governo Municipal e à Câmara Municipal, que o fazem democraticamente.
Mesmo que assim não fosse, o conselho é composto por nove membros governamentais e dois membros representantes da sociedade civil, o que garantiria a aprovação do orçamento enviado
caso houvesse a consulta.
Qual é o parecer do advogado público municipal sobre o caso e esse parecer tem base em quais fundamentos?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Redija um texto dissertativo acerca da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), apresentando uma breve definição da LRF e os princípios em que ela se baseia; os limites individuais para gasto com pessoal na União e nos estados para os Poderes Executivo, Legislativo (incluindo os tribunais de contas) e Judiciário; e discorrendo sobre duas medidas para assegurar o controle da despesa total com pessoal no caso de atingimento do limite prudencial.
Para atingir as finalidades públicas pelas quais foi criado, o Estado necessita amealhar recursos financeiros, sem os quais não seria possível movimentar a máquina administrativa em direção ao atendimento das necessidades públicas. Assim, afigura-se de vital importância a atividade financeira do Estado, como instrumento indutor da transformação social preconizada pela Constituição Federal de 1988.
Ressalte-se que a atividade financeira do Estado não se restringe à mera arrecadação dos meios indispensáveis à satisfação das necessidades públicas, há que se observar uma série de princípios e regras relacionados à despesa pública.
Nesse sentido, rediga um texto dissertativo abordando necessariam…
Considerando a temática dos contratos administrativos ilegais, sua extinção ou manutenção, à luz da Lei nº 14.133 de 1º de abril, redija um texto dissertativo abordando o seguinte:
1) os contornos da extinção ou da manutenção contratual, nos termos da Lei nº 14.133/2021;
2) a convalidação e a invalidação dos atos e contratos administrativos;
3) a discricionariedade e vinculação administrativa na manutenção ou invalidação dos atos e contratos administrativos.



