As comunidades existem em um estado de fluxo contínuo, em que os organismos morrem e outros nascem para tomar seus lugares e a energia e os nutrientes passam através da comunidade. Mas, quando um habitat é perturbado, a comunidade lentamente se reconstrói. As espécies pioneiras adaptadas aos habitats mais perturbados são sucessivamente substituídas por outras espécies, à medida que a comunidade atinge sua estrutura e composição originais. Essa é a visão clássica da dinâmica das comunidades que dominou a ecologia durante o século 20 e que foi defendida por um importante ecólogo chamado Frederic E. Clements. Sabe-se que hoje, com o aprimoramento dos estudos, há outros mecanismos de sucessão ecológica. Elabore um texto sobre o tema em que sejam abordadas as diferenças entre a sucessão primária e secundária, incluindo as definições de sere e de clímax e explique os três principais modelos de sucessão: facilitação, inibição e tolerância. No desenvolvimento de sua resposta, utilize exemplos, quando cabíveis.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma empresa que explora madeira legalmente na Amazônia precisa promover uma ação de recuperação de áreas degradadas na caatinga no sertão Piauiense como contrapartida imposta pelos órgãos ambientais. Essa área de caatinga passou por desmatamento seguido de queimadas nos últimos anos e apresenta cerca de 100 hectares. A proposta da madeireira foi, inicialmente, fazer um inventário vegetal para conhecimento e prospecção das espécies nativas para, posteriormente, efetivar um plano de manejo.
A partir do caso exposto, explique a importância do inventário florestal, apresente uma sugestão de como inventariar a área da melhor maneira, como identificar essas espécies vegetais em laboratório e evide…
Uma das mais importantes mudanças qualitativas e quantitativas em rios, lagos e represas é a eutrofização, que afeta, com maior ou menor intensidade, praticamente todos os ecossistemas aquáticos continentais. A velocidade de aumento do grau de trofia dos lagos depende das circunstâncias de usos desse lago, podendo ser a eutrofização natural ou artificial.
Diante do exposto, disserte a respeito do processo de eutrofização, caracterizando e diferenciando os dois tipos. Discorra, também, sobre as principais causas e consequências da eutrofização artificial.



