Há décadas, a pesquisa em artes no Brasil vem sendo motivo de debates e reflexões de profissionais da educação. Na década de 80, o Brasil começou a participar de congressos internacionais de educação, especificamente de artes. Arte-educação passou a ser discutida em vertentes de diferentes pensamentos, como a ideologia, metodologias de ensino, arte popular, arte educação e política e propostas educacionais. Porém, pouco tem se desenvolvido em termos práticos e eficazes, assim como conteúdos e reflexões na educação. Partindo do princípio de que a arte só se torna área de pesquisa quando vinculada à educação, verificamos a presença significativa, na área de pesquisa no Brasil, de autores como Luigi Pareyson e Ana Mae Barbosa, esta última pioneira na pesquisa em arte-educação.
Com base no texto e no estudo do tema, descreva o percurso percorrido por Ana Mae Barbosa na pesquisa em artes no Brasil, apresentando conceitos ideológicos, metodologias e propostas publicadas pela especialista citada.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Porque é importante a consideração primordial ao se planejar o armazenamento e a natureza do acervo para se ter um registro completo de todas as peças?
A forma variação é uma das estruturas musicais mais antigas, remontando aos inícios da música instrumental. Tornou-se muito popular no século XVI, particularmente junto aos compositores de música para teclado, e tem permanecido como uma das formas favoritas dos compositores até os dias de hoje.
Colocando-se na posição do compositor/arranjador, explique como faria a elaboração de um tema. (01 parágrafo). Das alterações do tema: melódicas, harmônicas, contrapontísticas, rítmicas e de timbre ou orquestração, escolha três (03) para comentar. (1 parágrafo cada um).
Algumas pessoas, de uma forma ou de outra, são excluídas das oportunidades de acesso a bens e serviços que são proporcionados, de um modo geral, para a coletividade. Você trabalha junto à coordenação de um museu universitário cuja linha de ação tem, por principal meta, a integração universidade/comunidade. Neste particular, direcionando-se para a inclusão social, você pretende proporcionar aos deficientes visuais o acesso e os atrativos que uma exposição temática, em um ambiente museal, pode oferecer. O espaço entre a ideia e sua execução será alvo de diversas ações prévias visando atingir o resultado esperado.
De acordo com a dimensão do fato, quais seriam os primeiros passos para o desenvo…



