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Q112869 | Economia e Finanças Públicas
Banca: IdecanVer cursos
Ano: 2014
Órgao: Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – DETRAN/RO

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Estudos recentes demonstram que grande número de acidentes automobilísticos ocorridos no Brasil é provocado pelo consumo de bebidas alcoólicas e imprudência do motorista ao volante. Estima-se que 75% dos acidentes com vítimas fatais são decorrentes do uso do álcool concomitantemente com a direção veicular, com dispêndios públicos mensais de 300 unidades monetárias, e 20% são provocados pela imprudência do motorista, com gastos públicos de 100 unidades monetárias. O restante, ou seja, 5% são provocados por outros motivos, os quais são involuntários aos condutores, tais como: vias ruins, ausência de sinalização, falha mecânica veicular etc. Um economista contratado inferiu, mediante os dados disponíveis dos últimos 15 anos, que o custo para o Estado, donde t é a quantidade do fator incorrido no período em função do tempo analisado, no processo de recuperação de vítimas acometidas por acidente provocado pela ingestão de bebidas alcoólicas é dado por C(a) = – t2 + 6t + 100.000 e o custo para o Estado na recuperação de vítimas incididas por acidentes provocados por imprudência, imperícia e negligência é dado por C(i, n, impr) = – t2 + 10t + 120.000.

Na função de economista, disserte, incluindo a demonstração e cálculos, com ênfase econômica nos valores percentuais de cada um dos custos analisados (álcool e negligência, imprudência e imperícia) desses 15 anos, com o objetivo de auxiliar em um programa de conscientização, sobre a premente necessidade de não ingerir bebidas alcoólicas ao dirigir veículo, bem como a incitação da não direção ofensiva pelos condutores de seus veículos.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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