Um bairro, muitas crianças e adolescentes em risco…
No município de Água Fria, com cerca de 600 mil habitantes, localiza-se a noroeste o gigantesco bairro da Vicentina. Possui a maior área física do município, como também é o mais populoso, com 25% da população. O maior problema, assim como o desafio da administração municipal, é vencer os problemas sociais que o crescimento desordenado do bairro trouxe, agravado, ainda mais, pela invasão das áreas públicas e loteamentos clandestinos.
Vicentina é quase uma cidade, pois possui tamanho e número de casas. Sua área total é de 20 km², e já tentaram inclusive emancipação política da área. A maioria da população é de zona rural que migrou para cidade, atraída pelo dinamismo e crescimento comercial e industrial. Há um grande número de sub-habitações e seus moradores vivem em condições precárias.
As ocupações irregulares são reflexos também das crises econômicas e financeiras por que passam as comunidades e mesmo o país, e ocorrem de assentamentos alternativos e transitórios, quando da busca pela população de novas oportunidades de trabalho. A instabilidade dessas famílias marginalizadas reflete a instabilidade de sua situação econômico-financeira. As populações periféricas, vilas e áreas irregulares, como a sub-habitação da Vicentina, são as maiores do município de Água Fria. É uma característica do bairro a sua diversidade tanto de problemas como de qualidades.
Por outro lado, o bairro Vicentina tem problemas graves de infra-estrutura: há alagamentos constantes em muitas áreas de sub-habitação do bairro, o que gera desconforto para alguns e desespero para outros, visto que há favelas na beira do arroio. Além disso, há falta no abastecimento de água e esgoto, mau cheiro devido ao esgoto estar a céu aberto, e há falta de ruas de acesso às áreas sub-habitadas.
O bairro Vicentina é também conhecido por ser o mais violento da cidade. Há atualmente no bairro mais de 518 estabelecimentos, 222 são indústrias, 296 são prestadores de serviço e existem 1105 autônomos.
As crianças e os adolescentes, apesar de terem uma família, apresentam os fatores de risco como maus-tratos, gravidez, prostituição, droga, estupro, alcoolismo, dificuldades de aprendizagem, família desestruturadas, trabalho infantil e depressão. Apesar desses fatores, eles apresentam expectativas e sonhos que são: adquirir um trabalho, continuar estudando, ter uma melhor família, ter uma boa situação econômica, ser feliz, ter tranquilidade familiar, ter uma profissão, nessa prioridade.
A solução proposta pela prefeitura, que de 2010 até 2016 atendeu apenas 252 meninos e meninas em situação de pobreza socioeconômica, foi a construção de dois núcleos que serão inaugurados em março deste ano. Estes espaços deverão ser espaços de proteção e prevenção que atenderão crianças e jovens no turno contrário ao da escola ou que dela estão evadidos, vindos de famílias que estão em situação de pobreza socioeconômica, indicados pela comunidade, pelo Conselho Tutelar e pelo Juizado da Infância e Adolescência.
Considerando a atuação do Pedagogo em espaços de educação não-formal, analise a iniciativa da administração municipal do município de Água Fria, considerando:
A) A Política Nacional de Assistência Social Brasileira (máximo 8 linhas);
B) A prática da educação em espaços não escolares e suas diversas possibilidades (máximo 8 linhas); e,
C) A proposição de estratégias de atendimento nos espaços não escolares para crianças e adolescentes em situações de risco, como as apresentadas no caso (mínimo três estratégias em 14 linhas).
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um bairro, muitas crianças e adolescentes em risco…
No município de Água Fria, com cerca de 600 mil habitantes, localiza-se a noroeste o gigantesco bairro da Vicentina. Possui a maior área física do município, como também é o mais populoso, com 25% da população. O maior problema, assim como o desafio da administração municipal, é vencer os problemas sociais que o crescimento desordenado do bairro trouxe, agravado, ainda mais, pela invasão das áreas públicas e loteamentos clandestinos.
Vicentina é quase uma cidade, pois possui tamanho e número de casas. Sua área total é de 20 km², e já tentaram inclusive emancipação política da área. A maioria da população é de zona rural que migrou par…



