Um paciente de sessenta e dois anos de idade apresentou-se em consulta com o enfermeiro de uma unidade básica de saúde relatando perda de peso, tosse persistente, dispneia e falta de apetite; negou vômitos ou diarreia. O paciente, que não é tabagista, disse também que havia três meses apresentava tosse produtiva, com escarro amarelado e raias de sangue. Além disso, desde que surgiram os primeiros sintomas sentia-se cansado, com energia insuficiente e letárgico; não sentia dor. Após os exames físicos, constatou-se temperatura axilar de 38 ºC, 16 irpm, 95 bpm, pressão arterial de 125 mmHg × 85 mmHg; o peso registrado foi de 56 kg e a altura de 1,75 m. O exame físico do aparelho respiratório revelou estertores esparsos nos campos médios e sibilos expiratórios à direita. O ritmo cardíaco estava regular, sem sopros, e as mucosas apresentavam-se pálidas. Havia suspeita de tuberculose pulmonar.
Considerando o caso clínico apresentado, redija, com base na taxonomia dos diagnósticos de enfermagem da NANDA-I, um texto dissertativo acerca do planejamento da assistência a ser destinada ao paciente em questão. Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.
< Apresente quatro rótulos dos diagnósticos de enfermagem reais da NANDA-I descritos no caso em tela. [valor: 15,00 pontos]
< Cite duas evidências clínicas de cada um dos rótulos apontados. [valor: 8,00 pontos]
< Cite duas ações/intervenções de enfermagem que devem ser adotadas para cada um dos diagnósticos apresentados. [valor: 15,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Sr.a Joana Santos, o Sr. Geraldo Pereira, a Sr.ta Ana Luíza Santos Pereira e o Sr. Manuel Santos pertencem à mesma família. O Sr. Manuel tem 75 anos de idade, é viúvo há 5 anos, mora com a filha Joana, com o genro Geraldo e com a neta Ana Luíza. É aposentado, hipertenso, diabético, ex-tabagista e portador de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A Sr.ª Joana tem 35 anos de idade, é casada com Geraldo e mãe de Ana Luíza. O Sr. Geraldo tem 38 anos de idade, é casado com Joana há 10 anos, é pai de Ana Luíza e é motoboy. Ana Luíza tem 6 meses de idade, nasceu com baixo peso, mas está conseguindo se recuperar. Não apresenta comorbidades. No último fim de semana, a referida família vivencio…
Uma pessoa indígena encontrava-se, lúcida e responsiva, internada em hospital público integrante do Sistema Único de Saúde (SUS). Um membro de grupo religioso não indígena que atua nesse mesmo hospital foi informado de sua delicada condição de saúde pelo enfermeiro responsável pela assistência à paciente. Ato contínuo, o religioso solicitou ao referido enfermeiro e dele recebeu autorização para realizar, junto ao leito da paciente, um ato religioso como forma de oferecer a ela conforto espiritual e proteção divina, o que foi feito de imediato e sem novas consultas.
Considerando o caso hipotético apresentado, redija texto dissertativo em atendimento ao que se pede a seguir.
1 À luz do Código …
Um paciente de sessenta e dois anos de idade apresentou-se em consulta com o enfermeiro de uma unidade básica de saúde relatando perda de peso, tosse persistente, dispneia e falta de apetite; negou vômitos ou diarreia. O paciente, que não é tabagista, disse também que havia três meses apresentava tosse produtiva, com escarro amarelado e raias de sangue. Além disso, desde que surgiram os primeiros sintomas sentia-se cansado, com energia insuficiente e letárgico; não sentia dor. Após os exames físicos, constatou-se temperatura axilar de 38 ºC, 16 irpm, 95 bpm, pressão arterial de 125 mmHg × 85 mmHg; o peso registrado foi de 56 kg e a altura de 1,75 m. O exame físico do aparelho respiratório re…



