

Carta de Veneza, 1964: “[…] o restauro é uma operação que deve ter um caráter excepcional. Destina-se a conservar e a revelar os valores estéticos e históricos dos monumentos e se baseia no respeito pelas substâncias antigas e pelos documentos autênticos […]. Os elementos de integração serão sempre reconhecíveis e representarão o mínimo necessário para assegurar a conservação do monumento e restabelecer a continuidade das suas formas”.
Normas de Quito, 1967: “Do seio de cada comunidade pode e deve surgir a voz de alarme e a ação vigilante e preventiva […] Em qualquer caso, a colaboração espontânea e múltipla dos particulares na valorização do patrimônio é absolutamente imprescindível, especialmente nas pequenas comunidades”.
As figuras precedentes mostram a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, da cidade de Pirenópolis – GO, construída no período de 1728 a 1732 e alvo de duas restaurações arquitetônicas ao longo de sua história. A restauração feita após o incêndio de 2002 gerou polêmica: alguns defendiam a tese da existência de contrassenso na recuperação do que chamavam de ruína; outros se manifestavam favoráveis à preservação da originalidade da ruína; e muitos aprovavam a restauração da arquitetura da Matriz julgando não se tratar de uma ruína, pois não havia decorrido um tempo necessário ao arruinamento do edifício, que havia sido vitimado por um grave acidente. Alheia às discussões teórico-conceituais, a comunidade de Pirenópolis tomou a iniciativa de lutar para resgatar sua Igreja Matriz que, além de ser um marco significativo na paisagem urbana, constitui o maior símbolo de sua cultura.
Tendo como referência essas informações e à luz do Estatuto da Cidade, analise o processo de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Em seu texto, faça, o que se pede a seguir.
< Apresente conceitos utilizados na restauração da Matriz. [valor: 8,50 pontos]
< Explique o papel da comunidade local. [valor: 8,50 pontos]
< Discorra sobre a corrente intervencionista. [valor: 8,50 pontos]
< Trace um paralelo da separação visual entre o antigo e o novo. [valor: 8,50 pontos]
< Discorra acerca de sua própria posição diante do processo de restauração. [valor: 4,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Segundo a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, define-se como pessoa com deficiência o indivíduo que tem impedimentos, de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e que, em interação com diversas barreiras, se sente impedido de se relacionar e de participar do convívio social em condições de igualdade com os demais cidadãos. Dada a necessidade de se garantir uma relação democrática de todos os usuários com o espaço urbano, surge o conceito de desenho universal.
Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto a respeito do desenho universal ou inclusivo, abordando, necessariamente:
1 o conceito de…



