Leia, com atenção, a informação a seguir.
A teoria sobre a natureza ondulatória da luz foi inicialmente demonstrada por Thomas Young em 1801, que observou o padrão de interferência de duas fontes de luz coerentes, produzido pela iluminação de um par de fendas estreitas paralelas através de uma única fonte. Essa teoria culminou, em 1860, com as predições das ondas eletromagnéticas explicitadas por Maxwell em suas famosas quatro leis. Já a natureza da luz como partícula foi inicialmente proposta por Albert Einstein em 1905, em sua explicação do efeito fotoelétrico. Uma partícula de luz chamada fóton possui energia 𝐸 que está relacionada com a frequência ƒ e o comprimento de onda 𝜆 da luz, pela equação de Einstein que diz que 𝐸 = ℎ𝑐, em que 𝑐 é a velocidade da luz no vácuo e ℎ é a constante de Planck.
Considerando que a informação tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo a respeito dos processos de propagação e polarização da luz, bem como de troca de energia entre luz e matéria. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
a) condições para a propagação de ondas em meios materiais e imateriais;
b) condições para a polarização de ondas;
c) condições necessárias para a ocorrência de interação entre luz e matéria;
d) existência do quantum de energia.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia, com atenção, a informação a seguir.
A teoria sobre a natureza ondulatória da luz foi inicialmente demonstrada por Thomas Young em 1801, que observou o padrão de interferência de duas fontes de luz coerentes, produzido pela iluminação de um par de fendas estreitas paralelas através de uma única fonte. Essa teoria culminou, em 1860, com as predições das ondas eletromagnéticas explicitadas por Maxwell em suas famosas quatro leis. Já a natureza da luz como partícula foi inicialmente proposta por Albert Einstein em 1905, em sua explicação do efeito fotoelétrico. Uma partícula de luz chamada fóton possui energia 𝐸 que está relacionada com a frequência ƒ e o comprimento de onda 𝜆 da luz, pela…



