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Q110365 | Administração Geral e Pública
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2021
Questão inédita Padrão de resposta Resolução em texto Peça Técnica/Prática90 linhas

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Determinado órgão de controle externo do Estado A conta, desde 2016, com a Instrução Normativa que dispõe sobre o Plano Estratégico do órgão para o quadriênio 2017 a 2021.

A missão do órgão “fiscalizar a gestão de recursos públicos”, bem como sua visão de futuro “sermos um tribunal mais próximo da sociedade, com mais resultados que a beneficiem” estão explicitamente declarados. Como forma de transformar essa realidade, o tribunal elencou várias perspectivas que culminam em objetivos, e esses objetivos se desdobram em projetos estratégicos que devem ser monitorados pelos dirigentes do tribunal.

Porém, foi identificado pela equipe de suporte ao planejamento após dois anos de implementação do Plano Estratégico que ainda é um desafio organizacional a adoção de um modelo de gestão para o gerenciamento dos projetos. Tal modelo permitiria incorporar uma filosofia que torne uma organização preparada para dar respostas rápidas e consistentes à sociedade.

Os conselheiros se reuniram e decidiram junto com a Diretoria de Planejamento aperfeiçoar esse modelo de gestão com vistas a criar uma cultura de gestão por projetos.

Nessa reunião surgiu a ideia de implantar um escritório de projetos com a missão de ser o elo entre o portfólio de projetos existentes e os objetivos estratégicos do órgão de controle externo.

Você foi identificado pelos conselheiros como especialista na área e foi convidado para estruturar um relatório que contivesse alguns esclarecimentos para os tomadores de decisão do órgão.

Para montar o relatório de apoio à tomada de decisão, você foi questionado sobre alguns aspectos sobre escritório de projetos e afins que precisam de esclarecimentos.

Diante desse caso, segue algumas dúvidas levantadas pelos conselheiros que devem fazer parte do seu relatório:

  1. O que é um escritório de projetos? [valor: 11,00 pontos]
  2. Quais são as características e objetivos de cada tipo de escritório de projetos: de suporte? de controle? e o diretivo? [valor: 9,00 pontos]
  3. Quais as vantagens que os gerentes de projeto podem contar com a criação do escritório de projetos? [valor: 9,00 pontos]
  4. Quais as principais características da metodologia PMBOK caso o órgão queira adotá-la? [valor: 11,00 pontos]
  5. Quais são os resultados que os projetos podem alcançar com o apoio do planejamento estratégico? [valor: 7,50 pontos]

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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