Não é incomum que medidas de emergência precisem ser tomadas diante de situações extremas, como as causadas por eventos da natureza.
Nesse contexto, considere que determinado Estado brasileiro tem sido acometido por uma enchente de grande proporção, o que causou desalojamento de pessoas, destruição de plantações, em alguns casos, diversas mortes. Mesmo com o auxílio dos demais estados brasileiros, a situação ainda é grave e requer intervenção do Estado, haja vista a quantidade de famílias que ficaram sem moradia e alimento.
Ademais, devido à enchente, uma obra pública que estava sendo realizada por força do Contrato nº 123/2020 entre a Empresa X e o referido Estado, foi amplamente afetada, trazendo prejuízos significativos à empresa.
Tendo como referência inicial o texto acima e considerando que tal situação não poderia ser prevista na elaboração do orçamento público, redija, de forma sucinta, um parecer em que apresente a sequência lógica a ser adotada pelo Estado, em suas diversas esferas, em situações como essa gerada por enchentes.
No seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- Características dos tipos de créditos adicionais, suas aplicações e previsões legais. [Valor: 10,00 pontos]
- O tipo de crédito adequado para a situação apresentada, relacionando o conceito ao caso concreto. [Valor: 8,00 pontos]
- Qual o procedimento para a abertura dos créditos adicionais e o instrumento legal a ser utilizado pelo chefe do Poder Executivo do Estado. [Valor: 10,00 pontos]
- Explique a teoria da imprevisão e informe se ela pode ser utilizada pela Empresa X para fundamentar o pedido de reequilíbrio financeiro-orçamentário do contrato. [Valor: 10,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Aos 25 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal, pode-se afirmar que os tribunais de contas não apenas se adaptaram às novas exigências, como se tornaram protagonistas na consolidação dos princípios da responsabilidade fiscal no país. Se, por um lado, a legislação trouxe desafios aos gestores públicos, por outro, criou uma cultura de planejamento e transparência que é imprescindível para a boa governança.
Edilson Silva. A atuação dos tribunais de contas nestes 25 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Internet: <atricon.org.br> (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca das atribuições dos tribunais…
Em setembro de 2023, determinado deputado estadual apresentou representação ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) em desfavor do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), relatando a ocorrência de supostas ilegalidades, com base nos seguintes fatos:
Fato 1: a ALMG teria extrapolado o limite de alerta de 90% da despesa total com pessoal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em razão de estar calculando de forma irregular a despesa com pessoal, ao utilizar apenas o valor da remuneração líquida dos servidores, deduzindo do cômputo o imposto de renda retido na fonte.
Fato 2: a ALMG deixou de remeter e de disponibilizar ao TCE-MG, para …
O Poder Executivo de determinado município apresenta projeto de lei prevendo a outorga de isenção fiscal no IPTU em caráter não geral. O Poder Executivo municipal aponta que haverá aumento de arrecadação devido ao ingresso de novos fiscais através de concurso público prestes a ser realizado, por isso, a ação é importante para manter o equilíbrio de suas contas e compensar o valor que deixará de ser arrecadado por conta da desoneração.
Tendo como base a situação descrita acima, responda de forma fundamentada ao que se pede a seguir:
- Discorra sobre o papel dos Tribunais de Contas na fiscalização da gestão fiscal, citando exemplos de ações previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal. [valor: 1…



