O Poder Executivo federal decidiu reestruturar a prestação de uma gama de serviços públicos voltados à promoção da cultura no Brasil. Para tanto, será criado um órgão público novo. Por se tratar de uma organização inteiramente nova, mas que absorverá serviços que já eram prestados anteriormente por outros órgãos da administração pública, seus futuros gestores solicitaram a emissão de parecer técnico a um consultor, com a indicação da melhor composição para o futuro órgão, considerando-se aspectos estruturais, de funcionamento e de gestão das operações, suprimentos e servidores. Esse novo órgão prestará três serviços públicos centrais e terá atuação em cinco estados da Federação.
Com base na situação hipotética apresentada, na condição do consultor responsável pela indicação da melhor composição para o futuro órgão, redija um texto dissertativo, indicando necessariamente:
1 o tipo de departamentalização mais apropriado para a nova organização, haja vista as características de atuação previstas para o novo órgão; [valor: 3,00 pontos]
2 um indicador de eficiência organizacional que possa ser adotado entre as diferentes unidades do órgão, haja vista a natureza dos serviços públicos que serão prestados; [valor: 3,50 pontos]
3 um critério para avaliação da qualidade dos serviços públicos a serem prestados pelo órgão. [valor: 3,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma Prefeitura de capital brasileira decidiu ampliar o uso de ferramentas típicas do modelo de gestão pública gerencial, buscando maior eficiência administrativa e qualidade nos serviços públicos. Como parte dessa iniciativa, determinou que todos os contratos e programas governamentais deverão observar critérios ESG (Environmental, Social and Governance), incentivando práticas sustentáveis, inclusão social e governança ética.
Considerando que o texto tem caráter unicamente motivador, discorra sobre o os modelos de gestão pública e os critérios ESG. Em seu texto, aborde, necessariamente, o que se pede a seguir:
- Explique as principais características do modelo de gestão pública gerencial e co…
Gestão instala comitê para ampliar acesso à informação e transparência
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) inaugurou o Comitê de Integridade, Transparência, Acesso à Informação, Riscos e Controle (CITARC) ao realizar sua primeira reunião nesta quarta-feira (1/11). No encontro, o colegiado deu início à discussão do documento que fundamenta a Política de Gestão de Riscos do MGI. Na ocasião, também foram avaliadas ações referentes aos Planos de Gestão de Risco, o Programa Pró-Integridade e ao Plano de Dados Abertos do Ministério.
De acordo com o presidente do CITARC e Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MGI, Francisco Eduardo de Holanda Bessa, a instalaç…
Tribunal prepara metodologia para medir relação entre gasto público e evolução da pobreza
Objetivo é avaliar a eficiência da despesa orçamentária e seu impacto na melhoria das condições de vida dos menos favorecidos
Por Secom
13/06/2025
O Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com a Oxford Poverty and Human Development Initiative (em português, Iniciativa de Oxford sobre Pobreza e Desenvolvimento Humano – OPHI), trabalha no desenvolvimento de metodologia para aferir a relação entre o gasto orçamentário e a evolução da pobreza de forma multidimensional. O projeto tem duas etapas, sendo a primeira nacional e a segunda em conjunto com outras instituições superiores de controle (IS…



