Leia o excerto do romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto.
Cassi Jones, sem mais percalços, se viu lançado em pleno Campo de Sant’Ana, no meio da multidão que jorrava das portas da Central, cheia da honesta pressa de quem vai trabalhar. A sua sensação era que estava numa cidade estranha. No subúrbio tinha os seus ódios e os seus amores; no subúrbio, tinha os seus companheiros, e a sua fama de violeiro percorria todo ele, e, em qualquer parte, era apontado; no subúrbio, enfim, ele tinha personalidade, era bem Cassi Jones de Azevedo; mas, ali, sobretudo do Campo de Sant’Ana para baixo, o que era ele? Não era nada. Onde acabavam os trilhos da Central, acabava a sua fama e o seu valimento; a sua fanfarronice evaporava-se, e representava-se a si mesmo como esmagado por aqueles “caras” todos, que nem o olhavam. […]
Na “cidade”, como se diz, ele percebia toda a sua inferioridade de inteligência, de educação; a sua rusticidade, diante daqueles rapazes a conversar sobre coisas de que ele não entendia e a trocar pilhérias; em face da sofreguidão com que liam os placards1 dos jornais, tratando de assuntos cuja importância ele não avaliava, Cassi vexava-se de não suportar a leitura; comparando o desembaraço com que os fregueses pediam bebidas variadas e esquisitas, lembrava-se que nem mesmo o nome delas sabia pronunciar; olhando aquelas senhoras e moças que lhe pareciam rainhas e princesas, tal e qual o bárbaro que viu, no Senado de Roma, só reis, sentia-se humilde; enfim, todo aquele conjunto de coisas finas, de atitudes apuradas, de hábitos de polidez e urbanidade, de franqueza no gastar, reduziam-lhe a personalidade de medíocre suburbano, de vagabundo doméstico, a quase coisa alguma.
(Clara dos Anjos, 2012.) 1 placards: nome que se dava às tabuletas que traziam resultados de competições esportivas, publicados nos jornais.
- a)“no meio da multidão quejorrava das portas da Central, cheia da honesta pressa de quem vai trabalhar” (1º parágrafo). Identifique as figuras de linguagem utilizadas pelo narrador nas expressões sublinhadas.
- b)Reescreva o trecho “lembrava-se que nem mesmo o nome delas sabia pronunciar” (2º parágrafo), empregando a ordem direta e adequando-o à norma-padrão da língua escrita.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O texto abaixo corresponde à transcrição do artigo 1o da Emenda Constitucional no 106, de 7 de maio de 2020, em que foram omitidos propositalmente os acentos gráficos, conforme se vê:
Art. 1o Durante a vigencia de estado de calamidade publica nacional reconhecido pelo Congresso Nacional em razao de emergencia de saude publica de importancia internacional decorrente de pandemia, a Uniao adotara regime extraordinario fiscal, financeiro e de contratacoes para atender as necessidades dele decorrentes, somente naquilo em que a urgência for incompativel com o regime regular, nos termos definidos nesta Emenda Constitucional.
Reescreva o texto do dispositivo, empregando corretamente a acentuação ade…
Sintaticamente, identifique os tipos de sujeito nas orações a seguir:
a) Estão pedindo ajuda para os desabrigados.
b) Aquele menino não se feriu na tragédia.
c) João e Antônio queriam ter participado dos resgates.
d) Deixei dinheiro para a compra de suprimentos.
e) Choveu demais na região serrana do Rio de Janeiro.
Reescreva as frases a seguir, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, preenchendo a lacuna 1 conforme a instrução trazida em cada frase e a lacuna 2 com uma entre as expressões “porque”, “porquê”, “por que” e “por quê”.
- a) Nesta frase, empregue, na lacuna 1, o verbo“haver”.
Se foi 1 dez anos que tudo aconteceu, ficar nervoso 2?
- b) Nesta frase, use, na lacuna 1, o verbo“fazer”.
1 vinte anos que espero 2 tenho esperança.
- c) Nesta frase, empregue, na lacuna 1, a forma pronominal adequada para a primeira pessoa do singular.
Entre 1 e você nada mudou e eu digo o 2.



