Texto 1
A ideia de que algo está “cientificamente comprovado” costuma ser utilizada pela imprensa, pela publicidade e mesmo em discussões no dia a dia como sinônimo de que aquilo que se afirma é verdadeiro, ou mais, que é A Verdade. No entanto, é sabido que o conhecimento científico é feito aos poucos, coletivamente e está em permanente revisão e transformação. Assim, não apenas algo que hoje está “cientificamente comprovado” pode deixar de estar amanhã, devido à evolução das pesquisas e do debate, como também, sem a devida referência à fonte que teria “comprovado” o valor de algo, a ideia, na realidade, não significa nada.
Texto 2
A ciência, como se sabe, está em permanente transformação, reformulação e ampliação. Apesar disso, alguns cientistas acabam por apresentá-la como detentora de verdades absolutas, o que compromete – e muito – a necessária e adequada difusão das discussões científicas para o conjunto da sociedade.
Geralmente, os bons trabalhos científicos fazem menção a outros que apresentam visões conflitantes com a do autor. Ou seja, de um modo geral, a produção científica é conduzida com o necessário espírito autocrítico, de modo a merecer a credibilidade da opinião pública.
Mas a ciência também tem seus momentos menos nobres. Um mau exemplo veio do famoso Projeto Genoma Humano, como demonstrou o jornalista Marcelo Leite no livro Promessas do genoma. De acordo com o autor, desde seu início, em 1989, as lideranças do projeto adotaram, em sua estratégia para captação de recursos, uma comunicação amplamente baseada no argumento determinista de que “tudo está nos genes”. E isso aconteceu justamente em um momento do desenvolvimento da biologia em que já estava consolidada a convicção de que a arquitetura do genoma humano não comporta interpretações deterministas.
(Maurício Tuffani. Revista Unesp Ciência. Outubro-2009. Adaptado)

A partir da leitura dos textos, redija uma dissertação em que seja discutido o tema:
A Ciência e o senso-comum – como divulgar adequadamente as descobertas científicas?
Dê um título para seu texto, que deve obedecer à norma padrão do português do Brasil.
ATENÇÃO: sua redação será anulada se você fugir ao recorte temático proposto ou não atender à modalidade de texto solicitada.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
TexTo 1

TexTo 2
Mais de 60% dos municípios brasileiros não atingiram no ano de 2023 a meta de 95% de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde, quando considerados os imunizantes aplicados durante o primeiro ano de vida. Ainda que o total de cidades no país que alcançou o índice tenha saltado de 1 745 em 2022 para 2 100 no último ano — de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 5 568 municípios espalhados por todo o território —, os números mostram-se aquém do necessário.
Desde 2016, as coberturas de todos os imunizantes previstos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão em queda. A situação é preocupante, uma vez que surtos de doenças …
TEXTO 1
arte (ar.te) sf.
Capacidade e aptidão do ser humano de aplicar conhecimentos e habilidade na execução de uma ideia, de um pensamento; essa aplicação e essa execução.
(https://aulete.com.br. Adaptado.)
TEXTO 2
Em 1954, Roald Dahl escreveu um conto chamado “O Grande Gramatizador Automático”, sobre uma máquina capaz de escrever um romance tão bem quanto qualquer ser humano e em apenas alguns minutos. Hoje, temos uma máquina semelhante, e ela é o grande assunto do mundo tecnológico. A combinação de aprendizado de máquina e Inteligência Artificial (IA) criou plataformas de software que funcionam como o Grande Gramatizador Automático, escrevendo textos legíveis e coerentes e criando imagens…
Os termos “corrupção”, “corrupto”, “corrupta” e “bandido” ou “corrupto de estimação” dominaram a briga política brasileira nos últimos anos.
Mas o que afinal é ser corrupto? Quais são as causas e como se previne? O conceito de “jeitinho brasileiro” e a expressão “rouba, mas faz” atestam que a cultura brasileira é corrupta? Por que um país tem mais corrupção que outro? A corrupção do dia a dia é a base da corrupção dos poderosos? Vale tudo, inclusive burlar as leis, pelo objetivo de acabar com os corruptos no poder?
A partir da reflexão dos questionamentos acima, que possuem caráter unicamente motivador, redi…



