Substâncias que prometem massa muscular, energia e perda de peso levam menores de 25 anos a óbito.
Suplementos dietéticos (para ganho de massa muscular, energia extra e, principalmente, perda de peso) podem desencadear em graves problemas para adolescentes – levando até a morte. É o que aponta um novo estudo da Iniciativa de Treinamento Estratégico para a Prevenção de Transtornos Alimentares, da universidade de Harvard (EUA).
Os pesquisadores do estudo, publicado no Journal of Adolescent Health, ressaltam que leis para manter suplementos potencialmente nocivos fora do alcance de jovens são urgentemente necessárias.
Além das chances de óbito, os estudiosos verificaram que os suplementos dietéticos estão diretamente ligados a maiores chances de AVC, câncer de testículo e danos ao fígado.
Suplementos dietéticos que prometiam perda rápida de peso, massa muscular e maior energia apresentam um risco três vezes maior à saúde em comparação com suplementos de vitaminas. Suplementos comercializados para aumentar o apetite sexual também apresentaram altos riscos de incidentes médicos.
O estudo aponta ainda que muitos dos suplementos são adulterados, com substâncias ilegais, metais pesados, pesticidas e elementos químicos extremamente prejudiciais. Fazem sucesso entre os jovens justamente por esses estarem numa fase de autoconhecimento e aceitação, com uma preocupação excessiva e até mesmo irreal relacionada à autoimagem.
(Disponível em: https://noticias.r7.com/saude/minha-
Vigorexia ou dismorfia muscular é um transtorno relacionado com a busca por uma aparência “perfeita”. É caracterizada pela preocupação excessiva em ter um corpo forte e com grande volume muscular, levando a pessoa afetada a passar muitas horas praticando atividades físicas e a evitar atividades sociais e profissionais caso não alcance o ideal desejado.
(Disponível em: https://www.ativosaude.com/saude/vigorexia/ Acesso em: 06/2019.)

A partir dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:
“Saúde ou obsessão?
Nada mais além da imagem”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Fim da violência nas escolas ainda é desafio para o Brasil
Entre 2022 e 2023, 49 pessoas morreram, no Brasil, em ataques em ambiente escolar. A superação do problema está presente nos debates do Senado e já deu origem a normas como a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares (Lei nº 14.819/2024). Segundo Sérgio Senna, consultor legislativo da Câmara dos Deputados na área Segurança Pública, é necessário criar uma rede nacional de enfrentamento ao preconceito e à violência na escola.
(Bianca Mingote. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/. Acesso em: julho de 2024.)
Texto II
Pesquisa revela que 6,7 milhões de estudantes sofreram algum tipo de violência no…
Texto I
A próxima seca será de eletricidade: segundo Elon Musk, a rede elétrica “está ficando sem transformadores” devido à procura por IA
A rede elétrica está começando a sofrer. Não só pela eletrificação dos automóveis, mas também pela enorme procura de inteligência artificial. Elon Musk acredita que este é apenas o começo de uma iminente seca de eletricidade. “A IA ficará sem transformadores em 2025”, disse ele.
Elon Musk lidera a empresa de carros elétricos mais próspera do mundo, que agora está se voltando para a inteligência artificial. A Tesla, além de fabricantes de baterias, telhados solares e até caminhões elétricos, é uma empresa líder em adaptadores de energia. Sua rede de supera…
Texto I
Considerando o impacto que já provoca na sociedade, diversas movimentações passaram a acontecer a fim de que tópicos específicos sobre a inovação fossem averiguados.
O uso da IA (inteligência artificial) em séries e filmes, por exemplo, tem sido uma questão pontuada por profissionais da área, sendo ainda destacada durante a greve de roteiristas e atores de Hollywood. Os principais questionamentos sobre o uso estão relacionados com a substituição do trabalho realizado por pessoas e o direito de uso de imagem.
Empresários e profissionais da área de tecnologia foram além ao pedir, em março de 2023, para que ocorresse uma pausa no desenvolvimento da ferramenta. Através de uma carta soli…



