PEÇA TÉCNICA
O Código de Ética da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI) dedica um capítulo à independência, objetividade e imparcialidade que devem nortear a postura dos auditores do setor público. Para os auditores é indispensável a independência em relação à entidade fiscalizada e outros grupos de interesses externos. Os auditores devem ser objetivos ao tratar dos assuntos submetidos a revisão e imparciais em suas informações; mas não basta que o sejam; devem também parecê-lo.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, considere os seguintes casos hipotéticos.
Caso I
Um auditor foi designado para a realização de seu trabalho em companhia aberta, da qual detém um lote de ações adquiridas em bolsa.
Caso II
Um auditor trabalhou recentemente na empresa para a qual foi designado, onde exerceu cargo de direção intermediária.
Caso III
Um auditor foi designado para realizar trabalho em empresa da qual um dos diretores é seu parente próximo.
Com referência a esses casos hipotéticos, redija parecer acerca da observância dos preceitos éticos na atuação do auditor em cada caso.
Em seu texto, avalie, nas três situações, se é possível configurar-se conflito de interesses que comprometa a independência do auditor.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os sócios da empresa ABC contrataram uma equipe de auditoria independente para analisar suas demonstrações contábeis do exercício de 2024 e indicar melhorias para o controle interno vigente. Durante os trabalhos de auditoria, a equipe identificou indícios de (i) saldo credor na conta caixa no encerramento; (ii) cancelamentos de notas fiscais após o fechamento, sem documentação de devolução; (iii) aumento de capital com registro societário sem a identificação de ingressos bancários; (iv) despesas com serviços de empresas recém constituídas, sem comprovação da prestação desses serviços; (v) estoques avaliados com inclusão de despesas de venda; (vi) pagamento de fornecedores posterior à data-ba…
A empresa pública XYZ, pretendendo melhorar seu sistema de governança, identificou, através de pesquisa junto às suas superintendências, que o sistema de controle interno apresentava falhas que o tornavam ineficaz. Então, a organização decidiu investigar melhor esses problemas e formular uma estratégia para atuar no sentido de implementar um sistema de controle mais eficaz, que reforce seu sistema de governança em vez de debilitá-lo. Nessa investigação, constatou-se que as principais falhas de seu controle interno estavam relacionadas à eficácia e à eficiência das operações da entidade, que não vinha batendo suas metas de desempenho financeiro.
Considerando a situação hipotética apresentada,…
As Normas Internacionais para a Prática de Auditoria Interna, que contemplam requisitos baseados em princípios voltados à execução e à promoção de serviços de auditoria interna, compreendem duas categorias principais: as normas de atributo e as normas de desempenho. Essas categorias apresentam especificidades e requerimentos de natureza distinta, os quais o auditor interno deve conhecer.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca das normas de atributo, explorando suas especificidades e a natureza dos requerimentos que as contemplam.
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
1 tipos de serviços de auditori…



