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Q103931 | Contabilidade Geral
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2014
Órgao: TCE-RS - Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul
Cargo: Auditor Público Externo - TCE-RS

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A Cia. de Metais Pesados apresentava, em seu Balanço Patrimonial de 01/01/2012, as seguintes informações sobre um alto-forno em utilização na sua atividade de produção:
− Custo incorrido na aquisição: R$ 4.000.000,00.
− Depreciação Acumulada: R$ 800.000,00.
A vida útil econômica estimada para o alto-forno, na data da aquisição, foi 9 anos e o valor residual esperado no final desta vida útil era R$ 400.000,00.
E m 01/01/2013 , a Cia. de Metais Pesados realizou o teste de recuperabilidade do alto-forno e obteve as seguintes informações:
− Valor em uso do ativo: R$ 2.500.000,00.
− Valor justo menos os custos de venda: R$ 2.100.000,00.
Nesta mesma data (01/01/2013), a Cia. de Metais Pesados reestimou a vida útil econômica remanescente do alto-forno para 5 anos e identificou um novo valor residual de R$ 200.000,00.
Com base nesses dados, pede-se:
a. Determine o valor da despesa de depreciação do alto-forno em 2012, sabendo-se que a Cia. de Metais Pesados utiliza o método das cotas constantes para calcular a depreciação. Evidencie os cálculos necessários e contabilize a despesa de depreciação, indicando a natureza das contas (ativo/passivo/resultado).
b. Em relação ao teste de recuperabilidade (impairment) do alto-forno realizado em 01/01/2013:
b.1 Defina o que é valor recuperável e identifique qual é este valor para o caso do alto-forno em 01/01/2013.
b.2 Demonstre se é necessário ou não reconhecer alguma perda. Caso a resposta seja sim, evidencie todos os cálculos e informações necessários à sua conclusão e contabilize, indicando a natureza das contas (ativo/passivo/resultado).
c . Defina o que é valor contábil e evidencie o referido valor do alto-forno em 01/01/2013.
d . Determine o valor da despesa de depreciação do alto-forno em 2013.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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